Notícias

Lista de Libélulas da PB

Brachymesia furcata (Hagen, 1861) em seu ambiente natural em Cabaceiras/PB

As libélulas, também conhecidas como zigue-zigue, são insetos aquáticos pertencentes à ordem Odonata. Essa ordem de insetos contém mais de 6.000 espécies descritas  presentes em todos os continentes, ocorrendo no Brasil cerca de 750 espécies. Elas são muito importantes ao ecossistema, sendo predadores de insetos vetores de doenças e algumas espécies consideradas indicadores da qualidade ambiental, habitando somente águas livres de impureza. Além disso, as libélulas têm um grande apelo para o público, sendo consideradas como espécies bandeira ou seja espécies carismáticas que atraem a atenção das pessoas.

No artigo publicado no volume de junho na revista Biota Neotropica e tem autoria de Ricardo Koroiva (UFPB), Alessandre Pereira-Colavite (UFPB), Fabiane Batista (INSA) e Diogo Vilela, é apresentada a primeira lista de espécies de libélulas que ocorrem no estado da Paraíba, além de notas taxonômicas, pranchas com fotos e informações geográficas. No total, foram registradas 49 espécies e 29 gêneros, colocando a Paraíba na 3ª posição em número de espécies entre os estados brasileiros da região Nordeste.

Os autores destacam que o aumento de pesquisas taxonômicas e amostragens no Nordeste do Brasil desempenham um papel fundamental na melhoria do conhecimento sobre a diversidade de espécies, não exclusivamente para esta região, mas para toda a região Neotropical.  

 
Você pode acessá-lo através do link: https://www.scielo.br/j/bn/a/pxwXpmFKhbPgSzcXvdvrd5v/

Quer conhecer mais sobre o projeto? Acesse o site: https://www.environmentalsentinels.net/libelulasdaparaiba

Apoio: Programa Capes-PRINT UFPB
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPB

Alguns exemplares coletados no Estado da Paraíba. Escala em milímetros.
Progomphus dorsopallidus Byers, 1934 – Espécie registrada pela primeira vez para Paraíba.