Notícias

Prof. Dra. Manoela Marinho da UFPB lança guia fotográfico para observação de Aves

Passarinhar, observar as aves, aprender sobre elas. Esse é o passatempo de um pai com sua filha. Durante cerca de cinco anos, a prof. Dra. Manoela Marinho, ictióloga da Universidade Federal da Paraíba, CCEN/DSE, e seu pai, o farmacêutico Sidenham Marinho, observaram e registraram dezenas de aves no município de Auriflama, noroeste de São Paulo, cidade onde nasceu. Auriflama está localizada onde outrora se estendia a porção oeste da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta. Hoje, há muito pouco da mata original na região, mas, ainda assim, muitas aves resistem e podem ser observadas e admiradas por todo o seu território.

O e-book “Aves de Auriflama: guia fotográfico” reuniu e sistematizou registros de mais de 130 espécies de aves que atestam a diversidade de aves que o município abriga. Todas as espécies foram fotografadas, classificadas de acordo com a ordem taxonômica, por família, gênero e espécie. No guia, são fornecidas informações acerca do nome popular de cada espécie e dados biológicos, como tipo de alimentação, habitat e período de atividade. Há também informações para aqueles que desejam iniciar a prática de passarinhar, ou o conhecido birdwatching. “Nosso desejo é documentar a diversidade de aves de Auriflama, que pode ser entendida como uma amostra da diversidade encontrada no noroeste do estado, mas, principalmente, incentivar a todos que tenham interesse em aprender mais sobre estes animais tão inspiradores!”.

O e-book pode ser adquirido gratuitamente aqui no site do Museu de Biodiversidade da UFPB acessando o Repositório e clicando na aba “Aves de Auriflama – Guia Fotográfico”, ou através do link: http://www.ccen.ufpb.br/museubiologia/mdocs-posts/aves-de-auriflama-guia-fotografico/.