Lançamento do Projeto “Museu de Biodiversidade da UFPB”

Motivados pela celebração da 19ª Semana Nacional de Museus – “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” que ocorreu entre os dias 17 e 22 de abril de 2021, os responsáveis pelas Coleções Biológicas da Universidade Federal da Paraíba dão o primeiro passo na construção de um projeto que busca criar uma estrutura administrativa, técnica e física que possibilite melhorar a conservação das coleções zoológicas e botânicas da UFPB, além de fomentar a pesquisa científica e desenvolver ações educativas sobre Biodiversidade. O objetivo final é a construção de um museu físico que possa viabilizar estas missões.

A UFPB possui 14 coleções científicas e didáticas, que juntas abrigam mais de 270 mil espécimes tombados e aproximadamente 900 mil espécimes-lotes, representando a biodiversidade regional presente e pretérita. No Departamento de Sistemática e Ecologia, no Campus I (João Pessoa), se encontram as seguintes coleções: Herbário Lauro Pires Xavier (JPB); Banco de Cultura de Microalgas do Laboratório de Ambientes Recifais e Biotecnologia com Microalgas (LARBIM); Coleção Ictiológica da Universidade Federal da Paraíba (CIUFPB); Coleção Herpetológica da Universidade Federal da Paraíba (CHUFPB); Coleção de Mamíferos da UFPB; Coleção Entomológica do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSEC); Coleção de Isoptera da Universidade Federal da Paraíba; Coleção de Aracnídeos e Miriápodes da UFPB; Coleção de Invertebrados Paulo Young; e Coleção Didática de Zoologia do Departamento de Sistemática e Ecologia (CCEN/UFPB). Enquanto no Departamento de Biociências, no Campus II (Areia), se encontram as demais coleções: Herbário Jayme Coêlho de Moraes (EAN); Coleção de Estruturas Reprodutivas Vegetais Professor Genaro Viana Dornellas (CERV); Coleção de Aves Heretiano Zenaide (CAHZ) e Coleção Paleontológica do Laboratório de Vertebrados e Paleontologia (LAVEP).

No site estão disponíveis oito dessas coleções biológicas, mas planejamentos futuros incluem a criação de páginas individuais para as coleções que não foram contempladas no momento. O visitante pode conhecer um pouco da História, Acervo, Colaboradores e Serviços de cada coleção acessando seus links na página inicial. Na Galeria podem ser apreciadas imagens da biodiversidade estudada pelos pesquisadores da UFPB, enquanto no Repositório serão disponibilizados materiais produzidos pelas coleções.

Uma transmissão virtual para o lançamento do projeto foi realizada no dia 21 de maio de 2021 no canal do YouTube do Museu de Biodiversidade da UFPB, onde o idealizador do projeto, o professor Pedro Cordeiro Estrela, apresentou o website e discutiu as possibilidades de criação de um museu físico na Universidade Federal da Paraíba e sua integração na Rede de Extensão Universitária de Museus da Universidade Federal da Paraíba (REUMUS/UFPB). A REUMUS/UFPB criada recentemente, possui o objetivo de orientar, divulgar e incentivar os trabalhos realizados pelos museus e espaços de visitação da UFPB, também apoia o trabalho que vem sendo realizado pelo museu virtual da biodiversidade. O Prof. David Holanda do Campus de Areia e a Museóloga Marisa Rodrigues da PROEXT, fazem parte da REUMUS.

A professora Maria Regina de Vasconcelos Barbosa, curadora do Herbário Lauro Pires Xavier (JPB) apresentou os resultados no INCT Herbário Virtual da Flora de Fungos e Plantas do Brasil, que disponibiliza 11 milhões de registros e já teve 364 milhões de consultas. Depois os professores Ricardo Rosa e Alfredo Langguth relembraram o início das coleções zoológicas de peixes e mamíferos do Departamento de Sistemática e Ecologia no final dos anos 70, destacando a importância de se conservar esse patrimônio. O vídeo está disponível no canal do Museu, e pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=IDQg7-YjwtI. A programação da transmissão virtual pode ser visualizada na imagem abaixo.