Museu de Biodiversidade da UFPB participa do VI Fórum de Museus Universitários

O VI Fórum Permanente de Museus Universitários (VI FPMU), realizado pela Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários e pela Universidade Federal do Paraná, será realizado virtualmente de 18 a 22 de outubro de 2021, e terá como tema central o “Patrimônio Museológico universitário: experiências e olhares diversos”.  O evento procura contribuir para a valorização e a divulgação dos acervos e coleções universitárias, além de fundamentar políticas públicas para os Museus Universitários Brasileiros.

O Museu de Biodiversidade da UFPB irá contribuir com o evento através da realização da Reunião Temática “Museus De História Natural No Nordeste: Da Criação Ao Funcionamento”, que ocorrerá no dia 18 de outubro de 2021, às 9:30h. A mesa será organizada pelo Prof. Dr. Pedro Cordeiro Estrela (Coleção de Mamíferos da UFPB) e contará com a participação da Profa. Dra. Maria Regina de Vasconcellos Barbosa (Herbário JPB da UFPB). O objetivo da reunião será apresentar três museus universitários de história natural da região Nordeste (seus acervos, atividades de pesquisa, ensino e extensão), além de um breve histórico de sua estruturação e as conquistas subsequentes às suas formalizações institucionais. A partir dessas experiências pretende-se entender as estratégias para implementar novos museus e avaliar a estruturação em rede para o fortalecimento de museus de história natural no Nordeste.

As inscrições para participar do VI FPMU podem ser realizadas pelo link: https://vifmu.ufpr.br/portal/inscricao/, com preços promocionais até 01/10, sexta-feira.

Para participar da Reunião Temática promovida pelo Museu de Biodiversidade UFPB é necessário se inscrever nesta atividade após a inscrição no evento. Abaixo você pode visualizar a programação:

Programação das apresentações

9h30-9h45 Apresentação dos participantes e objetivos.
Prof. Dr. Pedro Cordeiro Estrela (UFPB)

9h45-10h05. Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Prof. Dr. Téo Veiga de Oliveira (UEFS)

10h10-10h30 Museu de Historia Natural da Universidade Federal de Alagoas.
Mus. Cíntia Maria Rodrigues Nascimento (UFAL)

10h35-10h55 Museu de Historia Natural da Bahia.
Profa. Dra. Priscila Camelier (UFBA)

11h00-11h20 INCT Herbário Virtual.
Profa. Dra. Maria Regina de Vasconcellos Barbosa (UFPB)

11h20-11h30 Conclusão mesa redonda e encaminhamentos para a plenária.