Herbário

Nossa Coleção

Herbário

O Herbário Lauro Pires Xavier teve como origem a coleção particular do Professor Lauro Pires Xavier, um dos primeiros professores de botânica da UFPB, e a coleta mais antiga de seu acervo data de 1938. O herbário Lauro Pires Xavier é registrado no Index Herbariorum, o catálogo internacional de herbários, com o acrônimo JPB, e conta atualmente com aproximadamente 61 mil amostras registradas (exsicatas) e mais 17 mil duplicatas. Em seu acervo, estão representados todos os grandes grupos de plantas, além dos fungos. Cerca de 89% da coleção é formada por angiospermas, sendo o restante composto por fungos (4%), algas (4%), briófitas (1%) e pteridófitas (2%). As famílias mais bem representadas na coleção são Rubiaceae, Fabaceae, Solanaceae, Myrtaceae e Euphorbiaceae, que juntas representam 32% do acervo. O acervo do JPB conta com 88 tipos depositados, e cerca de uma centena de fotos de tipos de Rubiaceae e pteridófitas impressas em alta qualidade.

O material depositado no JPB tem como procedência principal a região nordeste do Brasil (92%) e o estado da Paraíba (59%), mas também inclui coletas de outros estados do nordeste, de outras regiões do país e até mesmo exemplares de outros países. Estão representadas no JPB 77 espécies presentes na Lista Vermelha da Flora do Brasil (CNC-Flora 2013). A Professora Maria Alves de Souza (Branca) permaneceu à frente da curadoria até 1994. Desde então, assumiu a Professora Maria Regina de Vasconcellos Barbosa, que permanece até hoje.
61.000 amostras
Somente em 2020, foram consultados mais de 3.800.000 registros disponibilizados online pelo JPB, o que corresponde a 63 vezes o tamanho da coleção

Nossos Serviços

Herbário

Para Pesquisas

A coleção do JPB pode ser consultada online através do INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (http://inct.splink.org.br/). Desde o início da pandemia, visitas, empréstimos e intercâmbios estão suspensos.