Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Serviços > Acesso Wireless (rede sem fio)

Acesso Wireless (rede sem fio)

por Ana Roberta Mota publicado 15/07/2019 10h05, última modificação 14/09/2022 07h08 A Biblioteca Setorial do CCEN da UFPB autoriza a reprodução total ou parcial de seu conteúdo, incluindo imagens, desde que seja citada a fonte: Biblioteca Setorial do CCEN/UFPB.

A Biblioteca Setorial do CCEN, oferece ambiente com acesso à Internet por meio das redes UFPBSemFios e Eduroam. Veja como configurar seu dispositivo:

UFPBSemFios

Para acesso à rede UFPBSemFios, de uso restrito à alunos, professores e servidores técnico-administrativos, as orientações para configuração dos dispositivos móveis são às seguintes:
Sistema Operacional Configuração Tela demonstrativa
Android
Procure pela rede UfpbSemFios.
Selecione Método EAP: PEAP.
Autenticação de Fase 2: MSCHAPV2
Certificado CA: (não especificado).
Identidade: seu usuário do sistema SIGAA / SIGRH.
Identidade anônima: deixe em branco.
Conectar!

OBS: Nos celulares da marca Motorola - A STI recomenda acessar a rede eduroam, informando o domínio: ufpb.br. Quanto ao certificado, escolher a opção não validar.
ufpbsemfio android web peq.jpg
Linux Procure pela rede UfpbSemFios.
Segurança Wi-FI: WPA & WPA2 empresas.
Autenticação: TLS encapsulado.
Identidade anônima: deixe em branco.
Certificado CA: (Nenhum). Marque a opção “Nenhum certificado CA é necessário.
Autenticação interna: MSCHAPv2.
ufpbsemfio linux web peq.jpg
Windows
Baixar e executar o aplicativo de configuração da rede UfpbSemFios disponível no endereço:
UFPBSem Fios Windows.jpg
iOS e macOS
iOS UFPBSemFios.jpg

Eduroam

A eduroam (education roaming) é uma rede de serviços internacional de roaming para os usuários em pesquisa no ensino superior e cursos subsequentes. Ela oferece à comunidade acadêmica (alunos, professores e técnico-administrativos) um fácil e seguro acesso a rede ao visitar uma instituição diferente da sua. Com a eduroam, você se conecta à rede Wi-Fi da sua instituição de ensino e pesquisa ou de qualquer localidade do mundo, desde que haja ponto de acesso.

eduroam.jpg

Veja o mapa da Eduroam no mundo.

No Brasil, temos hoje mais de 2.300 pontos de acesso, além de outros milhares distribuídos em cerca de 90 países. No mundo, é possível encontrar o eduroam em universidades, centros de pesquisa, praças públicas, aeroportos e até cafeterias. Onde quer que você veja "eduroam" aparecer na sua lista de redes Wi-Fi, pode se conectar.

Para acessar a rede Eduroam deve-se utilizar as credenciais do SIGAA. Nesse caso, o usuário será: usuariodosigaa@ufpb.br e a senha é a mesma do SIGAA.

Caso não consiga se conectar, solicitamos que entre em contato conosco:
chat.png