Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Saiba como referenciar atos administrativos em meio eletrônico

Saiba como referenciar atos administrativos em meio eletrônico

por Ana Roberta Mota publicado: 03/02/2021 07h43, última modificação: 30/11/2021 09h38
A Biblioteca Setorial do CCEN da UFPB autoriza a reprodução total ou parcial de seu conteúdo, desde que seja citada a fonte: Biblioteca Setorial do CCEN/UFPB.

ATOS ADMINISTRATIVOS NORMATIVOS EM MEIO ELETRÔNICO

• Inclui ato normativo, aviso, circular, contrato, decreto, deliberação, despacho, edital, estatuto, instrução normativa, ofício, ordem de serviço, parecer, parecer normativo, parecer técnico, portaria, regimento, regulamento e resolução, entre outros, disponível em meio eletrônico.

ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA REFERÊNCIA:

• Jurisdição ou cabeçalho da entidade (em letras maiúsculas); epígrafe: tipo, número e data de assinatura do documento; ementa; dados da publicação. Quando necessário, acrescentam-se ao final da referência, como notas, elementos complementares para melhor identificar o documento, como: retificações, ratificações, alterações, revogações, dados referentes ao controle de constitucionalidade, vigência, eficácia, consolidação e atualização. Acrescentam-se informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online e outros). Quando se tratar de legislação consultada online deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.

EXEMPLOS:

1. BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria de Acompanhamento Econômico. Parecer técnico nº 06370/2006/RJ. Rio de Janeiro: Ministério da Fazenda, 13 set. 2006. Disponível em: http://www.cade.gov.br/Plenario/Sessao_386/Pareceres/ParecerSeae-AC-2006-08012.008423-International_BusInes_MachIne.PDF. Acesso em: 4 out. 2010.
  2. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho Universitário. Resolução nº 01/2007, de 29 de março de 2007. Dispõe sobre a criação da modalidade Bacharelado do Curso de Graduação em Educação Física. Uberlândia: Conselho Universitário, 2007. Disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/consultaAtaResolucao.php?tipoDocumento=resolucao&conselho=TODOS&anoInicioBusca=2007&anoFimBusca=2007&entrada=&pag=1. Acesso em: 20 set. 2007.

Referência

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

A NBR 6023 pode ser acessada gratuitamente, pelos discentes, docentes e técnico-administrativos da UFPB:

Na rede UFPB:

Fora da Rede UFPB:

Proxy da UFPB - Se você usa o Windows, baixar o Firefox UFPB (e usar credenciais do SIGAA).
Se usa ipad.
Se usa Linux
Se usa Mac OS
Se usa Android.