Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Documentos com autoria de pessoa física: entenda como referenciar

Documentos com autoria de pessoa física: entenda como referenciar

por Ana Roberta Mota publicado: 14/07/2021 06h40, última modificação: 23/11/2021 08h44
A Biblioteca Setorial do CCEN da UFPB autoriza a reprodução total ou parcial de seu conteúdo, desde que seja citada a fonte: Biblioteca Setorial do CCEN/UFPB.

INDICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: PESSOA FÍSICA

• O autor deve ser indicado pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguido do prenome e outros sobrenomes, abreviados ou não, conforme consta no documento;
  • Os autores devem ser separados por ponto e vírgula, seguidos de um espaço;
  • Convém que se padronizem os prenomes e sobrenomes para o mesmo autor, quando aparecerem de formas diferentes em documentos distintos;
  • Quando houver até três autores, todos devem ser indicados.
  • Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos. Permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al;
  • Quando o autor tiver o sobrenome de origem hispânica, deve ser indicado pelo primeiro sobrenome, em letras maiúsculas, seguido do segundo sobrenome e do prenome, abreviado ou não, conforme consta no documento.
  • Quando o autor tiver nome com grau de parentesco, deve ser indicado pelo último sobrenome junto ao grau de parentesco, em letras maiúsculas, seguido do prenome, abreviado ou não, e demais sobrenomes, se houver, conforme consta no documento;
  • Quando o autor tiver sobrenome composto, deve ser indicado pelo sobrenome composto, em letras maiúsculas, seguido do prenome, abreviado ou não, e demais sobrenomes, se houver, conforme consta no documento;
  • Quando o autor tiver prefixo no sobrenome, deve ser indicado pelo prefixo com o sobrenome, em letras maiúsculas, seguido do prenome, abreviado ou não, e demais sobrenomes, se houver, conforme consta no documento;

EXEMPLO - Um Autor:

1. ALVES, Roque de Brito. Ciência criminal. Rio de Janeiro: Forense, 1995.

EXEMPLOS - Dois ou três Autores:

1. SOUZA, J. C.; PEREIRA, A. M. Metodologia de trabalho. 3. ed. São Paulo: Estrela, 2011.
  2. PASSOS, L. M. M.; FONSECA, A.; CHAVES, M. Alegria de saber: matemática, segunda série, 2, primeiro grau: livro do professor. São Paulo: Scipione, 1995. 136 p.

EXEMPLOS - Quatro ou mais Autores:

1. URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.
  2. TAYLOR, Robert; LEVINE, Denis; MARCELLIN-LITTLE, Denis; MILLIS, Darryl. Reabilitação e fisioterapia na prática de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.

EXEMPLOS - Autor com sobrenome de origem hispânica:

1. SAHELICES GONZÁLEZ, Paulino. Ama y haz lo que quieras. Madrid: Rev. Agustiniana, 2000. 537 p.
  2. GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. O amor nos tempos do cólera. 33. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

EXEMPLOS - Autor com grau de parentesco (neto, filho, sobrinho):

1. ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
  2. GRISARD FILHO, Waldyr. Guarda compartilhada: um novo modelo de responsabilidade parental. 5. ed. rev. atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, c2011. 288 p.

EXEMPLOS - Autor com sobrenome composto:

1. SAINT-ARNAUD, Yves. A pessoa humana: introdução ao estudo da pessoa e das relações interpessoais. São Paulo: Loyola, 1984. 154 p.
  2. ESPÍRITO SANTO, Miguel Frederico de. O Rio Grande de São Pedro entre a fé e a razão: introdução a história do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1999. 144 p.

EXEMPLOS - Autor com prefixo no sobrenome:

1. D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 110 p.
  2. LA TORRE, Massimo. Two essays on liberalism and utopia. Florence: European University Institute, 1998. 45 p.
  3. O’CONNOR, Colin. Roman bridges. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. 235 p.

Referência

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

A NBR 6023 pode ser acessada gratuitamente, pelos discentes, docentes e técnico-administrativos da UFPB:

Na rede UFPB:

Website: https://www.gedweb.com.br/ufpb

Fora da Rede UFPB:

Proxy da UFPB - Se você usa o Windows, baixar o Firefox UFPB (e usar credenciais do SIGAA).

Para ter acesso às dicas de normalização publicadas nas redes sociais e no website clique aqui

Mais informações, contate-nos: