Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dicas de uso de recursos para estratégias de pesquisa

Dicas de uso de recursos para estratégias de pesquisa

por Ana Roberta Mota publicado: 11/11/2019 08h28, última modificação: 24/11/2021 08h31
A Biblioteca Setorial do CCEN da UFPB autoriza a reprodução total ou parcial de seu conteúdo, desde que seja citada a fonte: Biblioteca Setorial do CCEN/UFPB.

Em uma pesquisa bibliográfica, é fundamental saber como definir estratégias para que a busca seja o mais eficaz e traga o que há de mais relevante e atual sobre o tema pesquisado. Para isto, é preciso compreender um pouco dos sistemas de informação e bases de dados que fornecem as fontes informacionais, livros e periódicos em meios digital ou físico para que ter acesso ao conteúdo desejado.

A UFPB oferece uma gama de fontes informacionais para pesquisa e acesso aos documentos em texto completo.

Durante o processo de busca em bases de dados, catálogos, portais de pesquisa ou em meta-buscadores é importante utilizarmos os operadores booleanos e outros operadores de busca que fazem com que os sistemas recuperem mais precisamente o que desejamos.

Um operador lógico booleano define relações entre termos em uma pesquisa. Eles servem para tornar a pesquisa mais genérica ou mais abrangente.

Os operadores booleanos são and, or e not.

operadores-booleanos.png

And  (E) - combina os termos da pesquisa para que cada resultado da pesquisa inclua todos os termos.

Ex: matemática and física recupera resultados que contêm ambos matemática e física.

Or (Ou) combina os termos da pesquisa para que cada resultado da pesquisa inclua no mínimo um dos termos.

Ex: química or biologia encontra resultados que contêm química ou biologia.

Not  (Não) - exclui termos para que cada resultado da pesquisa não inclua nenhum dos termos que o seguem.

Ex: geografia not estatística encontra resultados que contêm geografia mas não estatística.

Outros operadores de busca são:

( ) Parênteses - delimita a ação de cada operador na expressão.

Ex: (car OR motorcycle) AND plane = plane e car ou plane e motorcycle.

“ ” Aspas - indica a busca da expressão exata.

Ex: “Universidade Federal da Paraíba” = Universidade Federal da Paraíba.

? Interrogação - substitui um caracter do termo.

Ex: Bra?il = Brasil, Brazil.

* Asterisco - substitui até 10 caracteres à direita.

Ex: test* = Test, teste, tests, tester

Em caso de dúvidas, não hesite em contactarmos.

chat.png facebook.png instagram.jpg twitter.png