Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 12 Ferramentas para criar mapas mentais, mapas conceituais e brainstorming visual
conteúdo

Notícias

12 Ferramentas para criar mapas mentais, mapas conceituais e brainstorming visual

Lista 12 ferramentas para elaboração de mapas mentais, mapas conceituais, brainstorming visual e outras formas de apresentação
por Ana Roberta Mota publicado: 20/09/2021 12h15, última modificação: 23/11/2021 08h31
A Biblioteca Setorial do CCEN da UFPB autoriza a reprodução total ou parcial de seu conteúdo, desde que seja citada a fonte: Biblioteca Setorial do CCEN/UFPB.

As ferramentas para fazer mapas mentais são softwares ou aplicativos que irão ajudá-lo a organizar e representar graficamente suas ideias ou pensamentos a respeito de um determinado problema, objetivo e auxiliá-lo a visualizar uma solução. Esses mapas, também são conhecidos como mapa conceituais, podem representar e explicitar graficamente um conceito, assim como, também, pode ser usado para efeito de representação gráfica de brainstorming (tempestade de ideias). Segue a lista com as 12 ferramentas que recomendamos:

1. Bubbl.us

Permite que você compartilhe seus mapas mentais facilmente com as pessoas ou nas redes sociais. Colabore com amigos ou colegas em tempo real em uma sala de aula ou reunião de negócios e veja as mudanças no mapa mental imediatamente.
Acesso à ferramenta: https://bubbl.us

2. Canva

Traz modelos para você criar mapas conceituais, mapas mentais, infográficos, diagramas e uma gama de formas gráficas para você criar a arte que quiser.
Acesso à ferramenta: https://www.canva.com
.

3. CmapTools

É um software de mapeamento de conceito desenvolvido pelo Florida Institute for Human and Machine Cognition.
Acesso à ferramenta: https://cmap.ihmc.us/cmaptools
.

4. Coggle

É uma ferramenta online para criar e compartilhar mapas mentais e fluxogramas. Funciona online no seu navegador: não há nada para baixar ou instalar.
Acesso à ferramenta: https://coggle.it
.

5. EdrawMind

Ferramenta de mapeamento e brainstorming colaborativo.
.

6. Freeplane

É um aplicativo de software livre e de código aberto para a criação de mapas mentais e contornos eletrônicos. Escrito em Java, é suportado no Windows, Mac OS X e Linux e está licenciado sob a GNU GPL versão "2 ou posterior"
Acesso à ferramenta: https://www.freeplane.org
.

7. LucidChart

É uma plataforma proprietária baseada na web que permite aos usuários colaborar no desenho, revisão e compartilhamento de gráficos e diagramas.
Acesso à ferramenta: https://www.lucidchart.com/pt
.

8. MindMup 

É um aplicativo de mapeamento mental escrito principalmente em JavaScript e projetado para ser executado em navegadores HTML5. Também pode ser usado para criar mapas de argumentos e mapas conceituais.
Acesso à ferramenta: https://www.mindmup.com
.

9. Mind Note

É um aplicativo de brainstorming visual e mapeamento mental que ajuda você a conectar ideias e pensamentos.
Acesso à ferramenta: https://www.mindnode.com
.

10. Popplet

Busca ajudar os alunos a aprender visualmente e criativamente, com maior retenção.
Acesso à ferramenta: https://www.popplet.com
.

11. TheBrain

É um software de mapeamento mental e base de conhecimento pessoal da TheBrain Technologies. Ele usa uma interface gráfica dinâmica que mapeia relacionamentos hierárquicos e de rede.
Acesso à ferramenta: https://www.thebrain.com
.

12. XMind

É um software de mapeamento mental e brainstorming, desenvolvido pela XMind Ltd. Além dos elementos de gerenciamento, o software pode ser usado para capturar ideias, esclarecer pensamentos, gerenciar informações complexas e promover a colaboração em equipe.
Acesso à ferramenta: https://www.xmind.net