Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Biblioteca > Sobre nós
conteúdo

Sobre nós

por Ana Roberta Mota publicado 31/01/2017 12h57, última modificação 09/10/2019 08h34 A Biblioteca Setorial do CCEN da UFPB autoriza a reprodução total ou parcial de seu conteúdo, desde que seja citada a fonte: Biblioteca Setorial do CCEN/UFPB.

Histórico

A construção da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) teve início em 2007, com o intuito de unificar os acervos de todas as bibliotecas do CCEN: Física, Matemática, Química, Geografia, Biologia, Sistemática e Ecologia. Em 2008, iniciou-se o processo de implantação da Biblioteca Setorial do CCEN. Medida ocorrida na gestão do Professor Doutor José Antonio Creão Duarte, diretor do CCEN àquela época.

Durante o período compreendido entre setembro de 2008 e fevereiro de 2009, iniciou-se o processo de registro do acervo vindo da bibliotecas setoriais do Centro, exceto o da biblioteca de Química, que já havia sido registrado junto à Biblioteca Central da UFPB. Em novembro de 2008, houve a instalação da internet que possibilitou a inclusão do acervo no Sistema de Automação de Bibliotecas, denominado Ortodocs.

Atualmente, a Biblioteca Setorial do CCEN está dividida em dois pavimentos. O primeiro pavimento é constituído pelo Setor de Circulação, onde são feitos os serviços de empréstimos e devolução do acervo; Setor de Processos Técnicos, no qual os bibliotecários desenvolvem todos os serviços técnicos da biblioteca; Setor de Restauração, que dispõe de um servidor responsável pela conservação e restauração de todo o acervo da biblioteca; a Administração, a qual concentra todo o serviço administrativo da Biblioteca; acervo de referência e livros para consulta e empréstimos, área parra estudo individual, computadores para consulta local e pesquisas científicas e um espaço para descanso com opção de obras para leitura recreativa. O segundo pavimento é composto pelo acervo, área com mesas e cadeiras para estudo, uma sala para estudos em grupo e um mini auditório.

A biblioteca setorial do CCEN oferece à comunidade acadêmica uma diversidade de serviços e produtos para atender às necessidades informacionais dos usuários do CCEN. Conta com uma equipe capacitada e com grande foco em melhorar as condições para viabilizar pesquisas e dar subsídios aos usuários tornando-os autossuficientes e extremamente capacitados na busca e na produção de informações científicas.