Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Biblioteca > Perguntas Frequentes (FAQ)
conteúdo

Perguntas Frequentes (FAQ)

por Ana Roberta Mota publicado 31/01/2017 12h57, última modificação 09/10/2019 09h48 A Biblioteca Setorial do CCEN da UFPB autoriza a reprodução total ou parcial de seu conteúdo, desde que seja citada a fonte: Biblioteca Setorial do CCEN/UFPB.

 

Pesquisa ao acervo

Como acessar o catálogo com os materiais bibliográficos das bibliotecas? 

O catálogo das bibliotecas pode ser acessado no website da biblioteca ou no SIGAA, no módulo biblioteca, utilizando-se das opções "pesquisar material bibliográfico" e/ou "pesquisar artigo no acervo".

Como localizar o material bibliográfico que preciso?

Por meio da busca no catálogo, preenchendo todos ou algum dos campos de pesquisa: autor, título e/ou assunto. Importa esclarecer que o sistema não diferencia caracteres maiúsculos e minúsculos nem acentos. Por exemplo, o termo bibliográfico recupera registros com as palavras: bibliografico, Bibliografico, Bibliográfico, BIBLIOGRAFICO e BIBLIOGRÁFICO.

Como encontrar os livros nas estantes da biblioteca do CCEN? 

Após a busca no catálogo da biblioteca, o sistema irá recuperar alguns títulos que aparecerão abaixo da tela de busca. A partir dos resultados recuperados você deverá clicar na lupa que aparece à direita. A tela seguinte que se abrirá irá trazer a Biblioteca na qual o material está localizado, junto a sua localização (Ex: 657.1 C146p). A localização é o endereço do livro nas estantes. Por isso, é importante anotar o número de chamada, para então ir buscá-los nas estantes da biblioteca.

Empréstimo/renovação de materiais

Quem pode utilizar o serviço de empréstimo de materiais bibliográficos?

Discentes (alunos), pessoal docente (professores) e pessoal técnico-administrativo (funcionários) da UFPB.

Quantos materiais podem ser emprestados para os usuários? E por quanto tempo?

Pessoal docente (professores) até 10 livros, com prazo de 20 dias para devolução; discentes (alunos) e pessoal técnico-administrativo (funcionários) até 6 livros, com 20 dias para devolução.

Posso devolver os materiais e deixar multa pendente?

Sim.

Outra pessoa pode fazer a devolução dos materiais que estão em meu nome?

Sim.

Quando e por quanto tempo posso renovar os materiais emprestados?

A renovação poderá ser feita a qualquer momento, apenas uma vez, através do módulo biblioteca, disponível no SIGAA, com duração de 20 dias a partir da data da renovação.

Posso devolver materiais em outras bibliotecas da UFPB?

Não. Os materiais devem ser devolvidos na mesma biblioteca que foram retirados.

Posso fazer empréstimos em outras bibliotecas setoriais?

Sim. Pode pegar materiais em todas as bibliotecas do SISTEMOTECA, com empréstimo através do SIGAA.

Serei avisado do vencimento do prazo do empréstimo?

Sim. O SIGAA envia um e-mail comunicando. Porém, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) não se responsabiliza pelo não recebimento do e-mail por motivos técnicos.

Qual o procedimento para pagamento de multa e regularização no sistema?

No módulo (aba) biblioteca aparece, na aba empréstimos aparece a opção: Imprimir GRU para Pagamento das Multas na biblioteca. Você deverá imprimir a GRU, pagá-la e esperar um período de até 48h úteis para o sistema reconhecer o pagamento. Caso precise de algum serviço com urgência, favor apresentar o comprovante de pagamento no balcão de empréstimo de uma biblioteca. Não serão aceitos comprovantes de pagamentos por agendamento.

Estou com multa pendente, posso realizar a empréstimo ou renovação de outros materiais?

Não.

Posso solicitar a reserva de algum material bibliográfico?

Não. O Sistema de Bibliotecas da UFPB não tem opção de reserva de materiais bibliográficos.

Usuários (as) sem vínculo com a UFPB podem fazer empréstimos?

Não. Os empréstimos são realizados, exclusivamente, para quem têm vínculos ativos com a UFPB.

Quando é encerrado o cadastro na Biblioteca?

O cadastro encerra-se quando é realizado o encerramento do vínculo com a biblioteca através do SIGAA.

O sistema permite fazer renovação se tiver alguma pendência no cadastro?

Não.

Acesso aos portais de pesquisa e bases de dados

O que são portais de pesquisa e bases de dados?

São plataformas digitais que disponibilizam livros, periódicos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso em formato digital.

Como acesso o conteúdo digital?

O conteúdo digital disponibilizado para acesso à comunidade acadêmica da UFPB é realizado de diferentes formas, conforme vemos aqui. O conteúdo pode ser acessado na rede UFPB ou remotamente em qualquer lugar do mundo. 

Quem pode acessar o conteúdo digital remotamente?

Discentes (alunos), pessoal docente (professores) e pessoal técnico-administrativo da UFPB.

Como posso acessar os portais de pesquisa e bases de dados de casa?

Para utilizar o serviço basta fazer o download da versão mais recente do Firefox UFPB e utilizar as mesmas credenciais (usuário e senha) do SIGAA.

Doação de Materiais

Posso doar materiais à biblioteca?

Sim. Para isso, é importante observar os critérios adotados pela Biblioteca Setorial do CCEN para Doação de materiais.

Ficha Catalográfica

Como faço para gerar a ficha catalográfica do meu TCC, tese ou dissertação?

Através do SIGAA, no módulo biblioteca. Entre na opção "Ficha catalográfica" e preencha os campos, conforme instruções aqui.

Depósito (entrega) de TCC, Teses ou Dissertações

Como realizar o depósito (entrega) do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na Biblioteca Setorial do CCEN?

Seguindo as orientações para depósito de TCC da Biblioteca Setorial do TCC, disponíveis aqui.

Como realizar depósito (entrega) de tese e/ou dissertação na Biblioteca Central?

Seguindo as orientações para depósito de teses e dissertações aqui.

Mais informações, entre em contato conosco:
chat.pngfacebook.pnginstagram.jpgtwitter.png