Paleontologia

Nossa Coleção

Paleontologia

A Coleção Paleontológica teve início em 2010 e foi fundada pelo professor David Holanda De Oliveira. É dividida em dois tipos de acervos: o de macrofósseis e o de microfósseis, somando um total de mais de 800 espécimes de fósseis catalogados. Dispõe de fósseis provenientes do estado da Paraíba (Bacia sedimentar Pernambuco/Paraíba, Bacia Sedimentar da Boa Vista, depósitos de tanques de megafauna pleistocênica, depósitos quaternários marinhos) e de outros estados do nordeste (Bacia Sedimentar do Araripe, Bacia Sedimentar Sergipe/Alagoas, Bacia Potiguar). O acervo é constituído por fósseis de diferentes idades das Eras Paleozóica, Mesozóica (Cretáceo) e Cenozóica (Paleoceno, Pleistoceno, Holoceno) e uma parte dele já está catalogada e registrada em um banco de dados digital de acesso local.

O acervo de macrofósseis possui 489 exemplares catalogados. Destes, 153 são de invertebrados, representados por espécimes de moluscos (gastrópodes, bivalves, amonóides), braquiópodes, equinodermos (ouriços) e artrópodes (crustáceos e insetos). Para os vertebrados, 144 exemplares de fósseis de peixes (Vinctifer e Dastilbe) e 95 são de ossos de megafauna (Eremotherium, Glyptodon e Stegomastodon). Há também 97 espécimes de fósseis vegetais representadas por fragmentos de troncos, folhas e caule.

O acervo de microfósseis representado por microrganismos fósseis e atuais de parede orgânica (poléns e esporos– 35 lâminas de espécies tipos, todas de angiospermas de idade holocênica) e carbonáticas (foraminíferos (Cretáceo/Holoceno), ostracodes (Cretáceo/Holoceno) e microbioclastos marinhos em geral (Cretáceo/Holoceno).

A Coleção Paleontológica recebe pesquisadores de outras instituições para consulta possuindo um importante potencial para divulgação científica e educação patrimonial. Além do acervo científico, há a coleção didática de fósseis, utilizada em aulas práticas e demonstrativas. Há também uma pequena coleção de fósseis utilizada em feiras, apresentações científicas, por docentes de outros campi da UFPB e por outras instituições, que, por não possuírem material didático para as suas aulas, solicitam o empréstimo ao Laboratório de Vertebrados e Paleontologia. Ações desse tipo refletem a importância da Coleção Paleontológica do Departamento de Biociências/CCA/UFPB, não apenas na construção do conhecimento científico, mas também para melhoria do aprendizado acadêmico e popularização científica, cumprindo o seu papel no Ensino, Pesquisa e Extensão.
800 amostras
Uma coleção paleontológica é o registro da evolução biológica ao longo do tempo geológico, e se destaca como importante instrumento para compreensão da biodiversidade atual.

Nossos Serviços

Paleontologia

Para Pesquisas

Serviços de identificação taxonômica, empréstimos para outras instituições e visitas técnicas ao acervo das coleções. E-mail para contato: david@cca.ufpb.br. Curador: David Holanda De Oliveira. Bióloga da coleção: Taís Borges Costa.

Para Ensino & Extensão

Serviços de apoio ao ensino, visitas didáticas e material para exposições. E-mail para contato: david@cca.ufpb.br. Curador: David Holanda De Oliveira. Bióloga da coleção: Taís Borges Costa.

Para Empresas

Serviços para consultoria ambiental, emissão de declarações de aceite e depósito de material biológico. E-mail para contato: david@cca.ufpb.br. Curador: David Holanda De Oliveira. Bióloga da coleção: Taís Borges Costa.