Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu_SetorSuplementar > Suplementar > Biossegurança
conteúdo

Biossegurança

por Ana Magyar publicado 18/12/2020 17h37, última modificação 31/03/2022 17h42

FUNÇÃO

A comissão de biossegurança do CCEN tem como objetivo auxiliar no retorno de atividades presenciais de pesquisa, ensino e administrativas de forma segura, assim como auxiliar os departamentos e cursos na realização de planos de biossegurança integrados, em meio a pandemia de COVID-19. Ela analisa e recomenda adequações nos protocolos de biossegurança internos para prevenção de COVID-19 dos setores solicitantes conforme estabelecido pelo plano UFPB para retorno gradual das atividades presenciais versão 2. Ela é composta por representantes de cada departamento do CCEN.

PROTOCOLOS GÉNÉRICOS PARA ENSINO

A comissão de biossegurança do CCEN elaborou um protocolo de biossegurança mínimo para ensino e um infográfico para auxiliar alunos, docentes, técnicos e gestores na retomada de atividades presenciais.

Esse protocolo não exime da necessidade de submeter um protocolo mais detalhado para os diferentes espaços do CCEN, uma vez que este centro possui uma diversidade e heterogeneidade grande de laboratórios de pesquisa e ensino. 

FUNCIONAMENTO

Os protocolos de biossegurança são avaliados semanalmente pela comissão em reunião as quartas-feiras pela manhã.

Esta avaliação pode incluir solicitações de esclarecimentos e visitas aos espaços.

Se considerados adequados, a comissão emite uma “Certidão de aprovação de protocolo de retomada das atividades de pesquisa e administrativas” cujo parecer pode ser favorável ou favorável com adequações.

Após recepção do parecer emitido pela Comissão (através do email biossegccen@gmail.com) endereçado ao email indicado pelo solicitante no formulário, os espaços são considerados adequados em termos de biossegurança quanto à prevenção de COVID-19 para retomada de atividades.

A lista das solicitações aprovadas se encontra disponível para download AQUI (link para o download do arquivo PDF).

COMO SOLICITAR UM PARECER?

Coordenadores de laboratórios, espaços administrativos  e reponsáveis por atividades de ensino devem solicitar autorização para retomada das atividades mediante apresentação dos seguintes documentos:

1.  Preenchimento do formulário de solicitação de reabertura do CCEN no final do qual devem ser anexados os dois documentos seguintes:

a. Termo de solicitação de autorização para retomada das atividades laboratoriais de pesquisa durante pandemia (Apêndice A do Plano);

b. Protocolo de biossegurança do laboratório, de acordo com as diretrizes estabelecidas no plano de retomada da UFPB.

No ato da submissão os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s), sinalizações e fluxos devem estar instalados e testados uma vez que a aprovação autoriza a abertura imediata do espaço.

COMO REVALIDAR A CERTIDÃO?

A certidão do protocolo de biossegurança é valida por seis meses para permitir seu acompanhamento e atualizações:

Para revalidá-la consulte a lista de certidões e sua data de vencimento. Clique AQUI para acessar o link.

Com o mínimo de duas semanas de antecedêcia, preencha o formulário de acompanhamento. Clique AQUI para acessar o link. 

AGENDA

A comissão se reúne quinzenalmente as quintas-feiras pela manhã para analisar os pedidos realizados pelo preenchimento do formulário de solicitação de reabertura, e deliberar sobre procedimentos e comunicados.

CUIDADOS

Atividades de retorno não autorizadas e seus riscos decorrentes devem ser evitadas.  Os responsáveis pelos espaços, coordenadores de curso e chefes de departamento devem estar cientes dos riscos sanitários decorrentes de atividades com protocolos de biossegurança não avaliados.

As chefias de departamento e coordenações de curso tem um papel importante na redução de riscos de transmissão de COVID-19 especialmente em locais de uso comum como banheiros, copas e áreas comuns.

MATERIAIS

A Comissão de Biossegurança recomenda:

1. Solicitação pelo setores de material de limpeza priorizando água sanitária (hipoclorito de sódio)sacos de lixo para evitar a reciclagem dos mesmos, borrifadores para desinfetar homogeneamente as superfícies.

2. Aplicação pelos funcionários de limpeza terceirizados do protocolo de limpeza de banheiros, copas e áreas comuns (link para download).

3. Impressão e instalação do material de sinalização, formatos A3 (link para download) e A4 (link para download) nos ambientes comuns, e áreas de circulação.

CONTATO

A comissão pode ser contactada pelo e-mail biossegccen@gmail.com ou junto ao seus representantes departamentais.

MEMBROS

Departamento de Biologia Molecular

Patricia Mirella da Silva Scardua

Departamento de Estatística

Anderson Barbosa Paz

Departamento de Física

Thierry Marcelino Passerat de Silans

Departamento de Geociências

Andrea Leandra Porto Sales

Departamento de Matemática

Rogéria Gaudencio do Rêgo

Departamento de Quimica

Danila de Araujo Barbosa

Departamento de Sistemática e Ecologia

Antônio José Creão Duarte

Pedro Cordeiro Estrela

 ANEXO 1 - Protocolo para limpeza de banheiros e áreas comuns

PROCEDIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS ESPAÇOS

Com uso de luvas descartáveis, máscara descartável ou de tecido limpa e farda limpa (lavada diariamente), deve-se pelo menos 2 vezes ao dia:

1.1.    Abastecer o tapete sanitizante ou pedilúvio (bandeja com pano umedecido) com solução de hipoclorito de sódio (0,1%)* e substituir o pano de secar os pés.

1.2.    Fazer a limpeza do chão com rodo e pano encharcado com solução de hipoclorito e deixar secar naturalmente. Não usar vassoura!

1.3.    Limpar maçaneta, bancadas, torneiras, dispensadores de sabonete e de papel toalha com o auxílio de um borrifador com álcool 70% e papel. 

1.4.    Recolher o lixo, fechando cada saco de forma individual. Não transfira lixo de um saco para outro. Em cada coleta de lixo, faça a troca do saco por um novo.

1.5.    Verificar a disponibilidade de álcool gel 70% e/ou sabonete, papel toalha e/ou papel higiênico na entrada

  • BANHEIROS

2.1.    Sanitários e mictórios devem ser higienizados com hipoclorito de sódio (0,1%), utilizando borrifador reservado somente para esta finalidade. 

2.2.   Separe utensílios de limpeza somente para uso na limpeza do banheiro (rodo, balde, borrifadores).

  • COPA

3.1.    Limpar maçaneta da porta, pegadores da geladeira e micro-ondas, bancadas, mesa, cadeira, torneira e utensílios expostos com o auxílio de um borrifador com álcool 70% e papel.

  • ENTRADAS PRINCIPAIS E CORREDORES

3.3.  Se disponível: fazer limpeza do termômetro de parede, do caderno de registro de temperatura, da caneta e da mesa/bancada com o auxílio de um borrifador de álcool 70% e papel.

COMO PREPARAR A SOLUÇÃO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO 0,1%?

Para preparar 20 litros: transfira todo o conteúdo de um frasco de água sanitária de 1 litro para um vasilhame com capacidade para 20 litros. Em seguida, encha o vasilhame com água da torneira até o limite. Guarde fechado e em local protegido da luz e arejado.