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Apresentação

por Ana Magyar publicado 01/03/2019 17h32, última modificação 06/01/2023 13h50

VISÃO DE FUTURO E MISSÃO INSTITUCIONAL:

A contextualização analítica externa e interna do CCEN permitiu uma coerente compreensão da sua vida acadêmico-administrativa. À luz dessa concepção estratégica, construiu-se a visão de futuro e a missão institucional do Centro.

Visão de Futuro

“O CCEN, um dos mais importantes Centros da UFPB, universidade pública, gratuita e estatal, sendo referência no ensino, pesquisa e extensão, funcionando com uma boa infra-estrutura e um modelo gerencial democrático e eficiente, adequados às múltiplas transformações e demandas da sociedade, tendo uma relevante atuação voltada ao desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e socioeconômico da Paraíba, do Nordeste e do Brasil, visando à melhoria de qualidade da vida”.

Missão

“Realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, nas áreas de Matemática, Estatística, Física, Química, Ciências Biológicas e Geografia, à base do planejamento estratégico participativo da vida acadêmico-administrativa institucional, visando o progresso científico, tecnológico, cultural e socioeconômico local, regional e nacional, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, da integração com a sociedade e do exercício da cidadania”.

FUNDAMENTOS ÀS METAS E AÇÕES

O Planejamento Estratégico do CCEN, enquanto processo, dá mais ênfase à concepção qualitativa do Centro, no médio e longo prazo. Seus delineamentos têm sido discutidos com a comunidade universitária, no decorrer dos últimos anos, traçando-se os seguintes elementos orientadores da vida acadêmico-administrativa institucional para os próximos anos: as Diretrizes, os Objetivos e as Linhas de Ações, cujos conteúdos, sinteticamente, estão apresentados a seguir:

Diretrizes Estratégicas

Desenvolvimento Acadêmico-Científico;

Integração CCEN-Sociedade;

Modernização institucional;

Melhoria das condições básicas de funcionamento;

Aprimoramento da democracia interna.

Objetivos

Expandir e modernizar o ensino, com melhoria da qualidade;

Ampliar as atividades de pesquisa e produção acadêmica, com mais qualidade;

Consolidar e fortalecer academicamente a extensão;

Desenvolver a base organizacional, tecnológica e operacional das bibliotecas setoriais do CCEN;

Melhorar a assistência estudantil com ênfase na inclusão e integração acadêmica e social;

Aprofundar a integração do CCEN com o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional;

Recuperar, complementar, expandir e modernizar a infra-estrutura;

Melhorar a qualidade dos serviços básicos e racionalizar o seu uso;

Aumentar o quadro de pessoal docente;

Melhorar o nível de qualificação profissional dos servidores técnico-administrativo.

Linhas de Ação

Modernização e eficiência do processo ensino-aprendizagem;

Conclusão e implantação dos projetos político-pedagógicos dos cursos;

Redução das taxas de evasão e retenção de alunos;

Criação de novos cursos e melhoria qualitativa do ensino;

Criação de novos grupos de pesquisa e fortalecimento dos existentes;

Melhoria do desempenho quantitativo e qualitativo de pesquisa e produção acadêmica;

Melhoria do desempenho quantitativo e qualitativo das atividades de extensão;

Incentivo e apoio à produção acadêmica;

Promoção da integração ensino, pesquisa e extensão;

Ampliação da inserção do CCEN no cenário universitário, acadêmico e científico nacional e internacional;

Melhoria das condições infra-estruturais, ambientais, organizacionais e do acervo das Bibliotecas Setoriais e de acesso a redes de bancos de dados disponíveis;

Ampliação e melhoria dos serviços de Tecnologia da Informação às atividades acadêmicas e administrativas;

Manutenção, segurança e atualização da Rede de Informática do CCEN integrada às Redes Metropolitanas de Alta Velocidade;

Aprofundamento da integração CCEN com Órgãos Públicos, Setor Produtivo e Organizações Sociais;

Melhoria do Sistema Institucional de Avaliação (ensino, pesquisa, extensão e administração);

Reestruturação organizacional acadêmico-administrativa;

Aprimoramento do Modelo de Gestão democrática;

Sistematização da gestão e uso dos serviços básicos (energia elétrica, água, telefonia, limpeza segurança) voltada para uma maior eficiência e melhoria da qualidade;

Expansão e qualificação do corpo docente e adequação quantitativa e qualitativa do quadro técnico-administrativo às necessidades de expansão e melhoria das atividades acadêmico-administrativas;

Melhoria da infra-estrutura das atividades acadêmicas (construção, reforma e manutenção de: salas de aula, ambiente de professores, laboratórios de ensino e pesquisa, bibliotecas, espaços de estudo, etc.) e da infra-estrutura geral do CCEN;

Democracia e transparência da gestão acadêmico-administrativa;

Realização de atividades culturais, esportivas e de lazer envolvendo a comunidade do CCEN.