Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Willianilson Pessoa da Silva, Mestrando em Ciências Biológicas na UFPB, tem Trabalho sobre Répteis Publicado pelo Portal G1
conteúdo

Notícias

Willianilson Pessoa da Silva, Mestrando em Ciências Biológicas na UFPB, tem Trabalho sobre Répteis Publicado pelo Portal G1

por Ana Magyar publicado: 12/04/2019 14h32, última modificação: 19/04/2019 15h56

Willianilson Pessoa da Silva, biólogo, natural do Estado de São Paulo/SP, mestrando em Ciências Biológicas na UFPB, trabalhou com répteis no instituto Butantan, e além das descobertas, pesquisas e projetos desenvolvidos sobre a espécie, compõe o nome científico de uma recém-descoberta, a aranha.

A aranha-marrom, endêmica de uma caverna no Rio Grande do Norte, é conhecida por Loxosceles willianilsoni, que ganhou seu nome em homenagem a descoberta desta espécie.

O título  "Conhecimento x Preconceito: a Luta contra a 'Má Fama' das Serpentes" faz referência ao  trabalho do biólogo e especialista em répteis publicado pelo Portal da G1.

As expedições nos zoológicos em São Paulo inspiraram-lhe a paixão pelas cobras e para o aprofundamento no assunto, mantém uma rotina de expedições e trilhas, onde observa e estuda o seu comportamento.

O biólogo, pesquisador referência das serpentes, tem no seu tema de pesquisa de tese de mestrado o nome da cobra “Jararaca-da-Seca", endêmica da caatinga, a qual é minuciosamente estudada sobre os aspectos da história natural e a real distribuição no Bioma.

Além do conhecimento que viabiliza a conservação das espécies, o biólogo ressalta a importância médica que muitas delas representam e a importância de orientar as pessoas a respeito do contato, acidentes e informações da biologia.

Dos 795 répteis que vivem no Brasil, 50% são serpentes, já ultrapassando 400 espécies, e crescendo com as descobertas científicas. A falta de conhecimento técnico, científico e popular pode levar muitas espécies à extinção, antes das descobertas.

Leia a matéria na íntegra

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251
anacristinamagyar@tv.ufpb.br