Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Willianilson Pessoa da Silva, Mestrando em Ciências Biológicas na UFPB, tem Trabalho sobre Répteis Publicado no Portal G1
conteúdo

Notícias

Willianilson Pessoa da Silva, Mestrando em Ciências Biológicas na UFPB, tem Trabalho sobre Répteis Publicado no Portal G1

por Ana Magyar publicado: 12/04/2019 14h32, última modificação: 24/05/2025 12h58

Willianilson Pessoa da Silva, biólogo, natural do Estado de São Paulo/SP e mestrando em Ciências Biológicas na UFPB, trabalhou com répteis no instituto Butantan. Além das descobertas, pesquisas e projetos desenvolvidos sobre a espécie, ele é homenageado no nome científico de uma aranha recém-descoberta.

A aranha-marrom, endêmica de uma caverna no Rio Grande do Norte, foi batizada como Loxosceles willianilsoni, em homenagem à contribuição de Willianilson para a descoberta dessa espécie.

O título  "Conhecimento x Preconceito: a Luta contra a 'Má Fama' das Serpentes" faz referência ao  trabalho do biólogo e especialista em répteis publicado pelo Portal da G1.

As expedições realizadas em zoológicos em São Paulo despertarem sua paixão pelas cobras. Para aprofundar seus estudos, mantém uma rotina de expedições e trilhas, onde observa e analisa o comportamento desses animais.

O biólogo, pesquisador referência em serpentes, tem como tema de sua tese de mestrado a cobra “Jararaca-da-Seca", endêmica da Caatinga. Ele estuda minuciosamente aspectos da história natural e a real distribuição dessa espécie no bioma.

Além do conhecimento que contribui para a conservação das espécies, o biólogo ressalta a importância médica que muitas delas representam, assim como a necessidade de orientar a população sobre o contato, acidentes e informações biológicas relacionadas.

Dos 795 répteis que vivem no Brasil, 50% são serpentes, totalizando mais de 400 espécies, número que cresce com as novas descobertas científicas. A falta de conhecimento técnico, científico e popular pode levar muitas espécies à extinção, antes mesmo de serem descobertas.

Leia a matéria na íntegra

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251
anacristinamagyar@tv.ufpb.br