Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto do PPGCB “Biodiversidade da Paraíba: Status, Ameaças e Oportunidades” Financiado pela FAPESQ é Voltado para a Sustentabilidade | CCEN UFPB
conteúdo

Notícias

Projeto do PPGCB “Biodiversidade da Paraíba: Status, Ameaças e Oportunidades” Financiado pela FAPESQ é Voltado para a Sustentabilidade | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 26/12/2022 10h18, última modificação: 26/12/2022 10h29

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Biológicas (PPGCB), divulga o trabalho do projeto do PPGCB, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPESQ) do Estado da Paraíba, para que a biodiversidade da Paraíba seja mapeada e auxiliada na construção de políticas voltadas à sustentabilidade.

O projeto “Biodiversidade da Paraíba: Status, Ameaças e Oportunidades” foi aprovado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPESQ) do Estado da Paraíba no edital direcionado ao Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX) e será apresentado à sociedade o mais amplo e aprofundado diagnóstico da biodiversidade da Paraíba, com a construção de um grande banco de dados oriundo dos mais variados ecossistemas do estado.

Um grupo formado por mais de 50 pesquisadores de 13 instituições brasileiras e estrangeiras, coordenado pelo prof. Alexandre Vasconcellos do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE) do CCEN, agora compõe o Núcleo de Excelência em Biodiversidade da Paraíba. As atividades do Núcleo funcionarão em sintonia com o Laboratório Misto Internacional IDEAL – artificial Intelligence, Data analytics and Earth observation Applied to SustAinability Lab, coordenado pelo Prof. Rafael L. G. Raimundo, do Campus IV da UFPB e Laure Berti-Equille, do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).

O resultado esperado é que cada município, região (micro e meso) e zonas climáticas da Paraíba possuam informações sobre a sua biodiversidade, incluindo: (i) número de espécies; (ii) espécies ameaçadas; (iii) organismos de interesse para saúde pública, animal e fitossanidade; (iv) espécies pragas, exóticas e invasoras; (v) espécies com potencial cinegético e pesqueiro; (vi) espécies com potencial econômico; (vii) áreas prioritárias para a conservação; e (viii) áreas com lacunas amostrais.

Mais informações no site do PPGCB

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251