Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Implantação do Projeto de Sinalização Visual do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) | UFPB
conteúdo

Notícias

Implantação do Projeto de Sinalização Visual do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) | UFPB

por Ana Magyar publicado: 05/11/2020 14h58, última modificação: 07/11/2020 18h09

projeto_sinal_visual.png

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publica a segunda etapa da implantação do projeto de sinalização visual do CCEN. A implantação do projeto compreende três etapas: a primeira foi entregue em outubro de 2019, a segunda foi postergada e entregue no dia 30 de outubro de 2020 devido a pandemia do Covid-19 e a última tem previsão para o mês de dezembro de 2020 ou início de 2021.

O objetivo deste projeto é a identificação das edificações e setores, facilitando o acesso e o fluxo dos usuários ao CCEN de forma autônoma e independente.

O projeto compreende 5 (cinco) totens de 2,00 m de altura utilizados como sinalizadores das principais edificações do CCEN, sendo estas: direção de centro, biblioteca setorial, bloco B de salas de aula, almoxarifado e laboratório de informática, cada um desses totens contendo 10 réguas informativas indicando os demais setores do CCEN e as suas direções.

Nas áreas dos corredores e passarelas foram instalados 11 (onze) placas suspensas contendo 16 réguas informativas, sendo 8 réguas em cada uma das duas faces. Para a identificação dos setores foram instaladas 55 (cinquenta e cinco) placas de porta sinalizando: salas de aula, ambientes de trabalho e de professores, coordenações de graduação e departamentos.

Visando demarcar as áreas fronteiriças do CCEN foram instalados 2 (dois) totens de 4 e 5 metros, alocados em ambos acessos ao centro respectivamente nos seguintes locais: um próximo a biblioteca central e o outro em frente ao prédio Boomerang onde se situam os departamentos de Estatística, Física e Matemática.

A acessibilidade para pessoas com deficiência visual total também foi pensada e contemplada com as sinalizações das edificações com escritas em braille que foram gravadas em 12 (doze) plaquetas aplicadas sobre as extremidades dos corrimãos dos prédios Boomerang, pós-graduações de Matemática, Estatística e Física, bloco B de salas de aulas e também na direção de centro.

Na terceira etapa serão realizadas as instalações de 23 (vinte e três) placas indicando os principais blocos que tem suas identificações feitas com utilização de letras e mais 628 (seiscentas e vinte e oito) placas para portas em todos os ambientes do CCEN, compreendidos entre: salas de aula, laboratórios, ambientes de professores, auditórios, banheiros e DML's.

projeto_visual01.png projeto_visual2.png projeto_visual3.png projeto_visual4.png projeto_visual5.png projeto_visual6.png

Confira mais imagens do projeto

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251