Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de Extensão do CCEN "Ações Educativas para Prevenção de Acidentes com Escorpiões” Promove Parceria em 2021 como o Centro de Zoonoses na Prevenção de Acidentes com Escorpiões | CCEN UFPB
conteúdo

Notícias

Projeto de Extensão do CCEN "Ações Educativas para Prevenção de Acidentes com Escorpiões” Promove Parceria em 2021 como o Centro de Zoonoses na Prevenção de Acidentes com Escorpiões | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 03/09/2021 10h34, última modificação: 19/07/2025 10h32

manual2009ministeriosaude_escorpioes.png

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) firmou, em 2021, uma parceria por meio do projeto de extensão "Ações Educativas para a População de João Pessoa para a Prevenção de Acidentes com Escorpiões” com o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, órgão ligado à secretaria de saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A iniciativa tem como objetivo promover ações educativas voltadas à prevenção de acidentes envolvendo escorpiões.

O projeto foi idealizado por Welton Dionisio da Silva, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB), com coordenação de Alessandre Pereira e Marcio Bernardino, do Departamento de Ciências da Saúde (DSE). Participam também as alunas do curso de Ciências Biológicas Helena Gonçalves, Katarina Araujo e Natália Câmara. A identidade visual do perfil do projeto no Instagram é de autoria de Brena Figueiredo, egressa do curso de Direito da UFPB.

O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses disponibilizará agentes de saúde e transporte para as visitações técnicas que serão realizadas nas residências de João Pessoa, abrangendo os bairros Castelo Branco, Bancários, Jardim Oceania, Muçumagro, Mumbaba, além dos bairros Centro, Marcos Moura, Várzea Nova e Tibiri Fábrica, bem como no município de Santa Rita. O trabalho inclui também a divulgação de informações sobre diversos aspectos da vida desses animais.

Na natureza, os escorpiões são predadores naturais de diversos organismos, o que contribui para o equilíbrio dos ecossistemas. O problema ocorre quando as condições das áreas urbanas - com acúmulo de lixo, entulhos e a presença de baratas – favorecem a sobrevivência desses animais, aumentando os riscos de acidentes.

Para mais informações, acesse o perfil do projeto no Instagram: @escorpiaoeduca e consulte o Manual de Controle de Escorpiões, criado em 2009 pelo Ministério da Saúde, que além de orientações sobre políticas públicas de saneamento ambiental, recomenda ações continuadas em educação ambiental e saúde.

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251