Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de Extensão do CCEN “Mares sem Plástico”, Coordenado pela Professora Cláudia Cunha, Incentiva Ações para Preservação do Ambiente Marinho | UFPB

por Ana Magyar publicado: 10/06/2021 10h58, última modificação: 10/06/2021 10h58

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Química (DQ), promove ações para preservação do ambiente marinho com realizações de atividades educativas nas escolas e praias de João Pessoa e Região Metropolitana, com intervenções ao descarte correto dos resíduos sólidos no qual o Brasil tornou-se o quarto produtor de lixo plástico do mundo.

O projeto foi criado em 2019 com objetivo de promover reflexão colaborativa sobre a influência dos mares em nossas vidas, bem como mostrar o impacto das atividades humanas no que se refere ao descarte do lixo plástico que atinge os oceanos.

As atividades são desenvolvidas em vários formatos podendo ser mutirões de limpeza de praia, intervenções artísticas em galerias pluviais, conscientização nas ruas e palestras em escolas, e a despeito da pandemia do Covid-19, existe uma equipe reduzida que adota todas as medidas de proteção e higiene. Os mutirões de limpeza nas praias de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa já coletaram cerca de meia tonelada de resíduos deixados na areia e restinga. O principal resíduo encontrado é a bituca de cigarro, dentre outros, tais como tampinhas de garrafa, canudos, embalagens plásticas, redes de pesca e isopor, sendo cada vez mais comum encontrar utensílios domésticos, como escova de dentes ou objetos de cozinha. Já o trabalho de conscientização é realizado em redes sociais, com debates em lives e mesas-redondas.

Com a iniciativa da Educação ambiental para crianças, Rayanne Fernandes, extensionista e estudante de Química Industrial, destaca a importância da compreensão em todas as faixas etárias para o debate da temática do meio ambiente.

A palestra com o tema  “A Importância de Preservar os Oceanos” realizada pelo projeto no dia da água, em 22 de março de 2021, apresentou amostras dos lixos plásticos que são recolhidos nas praias a uma escola particular de João Pessoa, que desde então motivou a escola a continuar promovendo atividades sobre o meio ambiente e ações para recolher resíduos sólidos.

Para os interessados nos trabalhos do projeto "Mares Sem Plástico”, favor entrar em contato pelo email: maressemplastico@gmail.com ou Instagram https://www.instagram.com/maressemplastico.

Mais informações no site da PROEX