Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de Extensão "Café.com Peixe" Desenvolvido pelo Laboratório de Ictiologia Realiza a Primeira Palestra Aberta por Videoconferência | UFPB

por Ana Magyar publicado: 29/05/2020 11h08, última modificação: 27/10/2020 04h30

extensao_skype.png

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulga a primeira palestra aberta, por videoconferência, do projeto de extensão "Café.com Peixe" do Laboratório de Ictiologia, realizada no dia 28 de maio de 2020, conduzida por Brian Sidlauskas da Oregon State University, falando sobre macroevolução em peixes. A palestra teve 92 participantes, brasileiros e estrangeiros.

O Laboratório de "Ictiologia" da UFPB promove ações em prol do estudo das espécies marinhas estimulando a pesquisa e desenvolvimento de projetos e a preservação de espécies de extinção, como o tubarão-lixa.

Tubarão-enfermeiro (Ginglymostoma cirratum), tubarão-lixa ou lambaru, é uma espécie da família Ginglymostomatidae que alcança até 4 metros de comprimento e atinge 500 kg. As fêmeas são menores do que os machos e medem entre 1,2 e 3m enquanto que os machos maduros medem entre 2,2 e 2,57m. De mandíbula longa com dentes pequenos e pontiagudos, a espécie é chamada de tubarão-lixa por nadar perto do solo deslizando como uma lixa.