Notícias
Projeto de Extensão "Café.com Peixe" Desenvolvido pelo Laboratório de Ictiologia, Realiza a Primeira Palestra Aberta por Videoconferência | UFPB
O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulga a primeira palestra aberta por videoconferência do projeto de extensão "Café.com Peixe", do Laboratório de Ictiologia, realizada no dia 28 de maio de 2020. A palestra foi conduzida por Brian Sidlauskas, da Oregon State University, que abordou o tema da macroevolução em peixes. O evento contou com a participação de 92 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.
O Laboratório de Ictiologia da UFPB promove ações voltadas ao estudo das espécies marinhas, estimulando a pesquisa, o desenvolvimento de projetos e a preservação de espécies ameaçadas de extinção, como o tubarão-lixa.
Tubarão-enfermeiro (Ginglymostoma cirratum), também conhecido como tubarão-lixa ou lambaru, é uma espécie da família Ginglymostomatidae que pode atingir até 4 metros de comprimento e pesa até 500 kg. As fêmeas são menores que os machos, medindo entre 1,2 e 3 metros, enquanto os machos maduros medem entre 2,2 e 2,57 metros. Com mandíbula longa e dentes pequenos e pontiagudos, essa espécie recebe o nome de tubarão-lixa por nadar próximo ao fundo do mar, deslizando como uma lixa.
- Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251
assessoriadecomunicacao@ccen.ufpb.br