Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de Extensão 2021 do CCEN "Pedagogia Urbana da UFPB" Realiza em Parceria o Curso "Mapeamento Colaborativo e Humanitário" | UFPB

por Ana Magyar publicado: 28/10/2021 09h14, última modificação: 28/10/2021 09h26

projeto_urbanapedagogia_cursomapeamento.png

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Geociências, realiza em parceira o curso "Mapeamento Colaborativo e Humanitário" com transmissão através das plataformas Google Meet e Discord, carga horária de 15h, no período de 09 a 16 de novembro de 2021.

O Curso tem como proposta capacitar cidadãos com diferentes interesses no uso de tecnologias geoespaciais abertas para construir e obter dados espaciais.

A realização é uma parceria entre o projeto YouthMappers da Tech Texas University com o projeto de extensão Pedagogia Urbana, o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Projetos em Análises Espaciais (LEPPAN) e o Núcleo Política Pública e Desenvolvimento Sustentável (NPDS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

No Brasil, muitas demandas sociais transformaram-se em políticas públicas através da realização de mapeamentos colaborativos. Possuir informações geográficas tem contribuído com o processo de pertencimento e conhecimento de comunidades e ativistas sobre o território que vivem e atuam. Os mapas sempre foram uma ferramenta importante para as descobertas e conquistas territoriais, a Ciência e a Arte pelo poder simbólico e descritivo que possuem. Recentemente, os mapas tornaram-se uma ferramenta política importante no processo de luta de diferentes agendas.

Faça sua inscrição!