Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) Divulga Medidas para o Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19)

por Ana Magyar publicado: 17/03/2020 09h31, última modificação: 18/03/2020 08h53

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), divulga decisões deliberadas por unanimidade na 377a Reunião Ordinária do Colegiado do PPGQ do dia 16/03/2020 com relação à situação do Coronavírus (COVID-19) e os impactos no nosso programa.

Considerando a Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 que estabeleceu a quarentena como forma de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019, o Colegiado do PPGQ decidiu:

1. Suspender as aulas presenciais no PPGQ imediatamente até o dia 23 de abril de 2020 (coincidindo com a previsão de início das aulas da graduação da UFPB) ou ulterior deliberação por este Colegiado ou pela UFPB, conforme progressão da situação do coronavírus no nosso Estado;
  2. O encerramento do período 2020.1 fica prorrogado para 31 de julho de 2020;
  3. Neste período, aulas e atividades à distância (via SIGAA, plataforma Moodle, Zoom, etc) podem ser realizadas a critério do professor da disciplina. Maiores informações podem ser obtidas na Superintendência de Educação à Distância (SEAD) (Regulamentada pela Resolução 24/2019 do CONSEPE/UFPB);
  4. A disciplina de Seminário Geral terá seu calendário mantido; a necessidade de revisão da data de apresentação dos seminários será avaliada posteriormente pelo Colegiado;
  5. A disciplina de Estágio a Docência (I e II) pode ser encerrada imediatamente, com entrega do relatório e avaliação do docente responsável até o dia 20/03/2020 (sexta-feira);
  6. As disciplinas de Elaboração de Publicação Técnico-Científica I e II, se não demandarem encontros presenciais (a critério do orientador/docente), podem seguir normalmente;
  7. No momento, estão suspensas novas atividades de mobilidade estudantil no país e fora do país (“in” e “out”) no âmbito do PPGQ, em respeito ao documento 19/2020 de Reitoria/UFPB – Ofício Circular - Coronavírus (COVID-19) no Brasil e o impacto nos programas de internacionalização e mobilidade;
  8. A programação de atividades de laboratório ficará a critério de cada discente e orientador, conforme estes julgarem pertinente dentro da razoabilidade que a situação exige. O PPGQ recomenda a realização de atividades não presenciais como, por exemplo, análise de dados, escrita de artigos, levantamento bibliográfico e referencial teórico, escrita de qualificação/dissertação/tese, etc.
  9. Sugere-se que as defesas de dissertações e teses sejam realizadas por videoconferência, quando possível. O PPGQ informa que os orientadores e discentes interessados verifiquem disponibilidade nas salas de videoconferência do PRODEMA e da EAD.
  10. Neste período, todos os documentos e formulário para deliberação na Reunião do Colegiado, poderão, preferencialmente, ser devidamente assinados, digitalizados e encaminhados em arquivo PDF via e-mail para o PPGQ com cópia para a coordenação: ppgq_coord@quimica.ufpb.br (Horário limite para inclusão na pauta: até as 16h00 das quintas-feiras correspondentes).

Destaca-se que esta suspensão emergencial de aula e encontros presenciais não constitui dedução do tempo de curso, sendo responsabilidade dos orientadores e discentes programar adequadamente o uso deste tempo em casa para atividades úteis no âmbito da dissertação/tese e avaliações regulares destas atividades.

Esta medida do PPGQ visa o bem-estar social. Gostaríamos de orientar os discentes e docentes que evitem locomoção e exposição desnecessária para ajudar na contenção do surto.

Mais informações no site do PPGQ