Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) Realiza o 7º Ciclo de Colóquios 2019 sobre o Tema 'Interação Casimir-Polder entre Átomo de Césio e Superfície de Safira Termicamente Emissiva' Ministrado pelo Prof. Dr. João Carlos de Aquino Carvalho | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 09/05/2019 12h14, última modificação: 09/05/2019 12h15

O Centro de Ciências Exatas da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o sétimo ciclo de colóquios 2019.1 sobre o tema 'Interação Casimir-Polder entre Átomo de Césio e Superfície de Safira Termicamente Emissiva' ministrado pelo Professor Dr. João Carlos de Aquino Carvalho da UFPB que será realizado no dia 10/05/2019, às 16h00, no Auditório do PPGF (prédio novo) no Campus Universitário da UFPB.

As inscrições são gratuitas e o certificado terá a carga horária correspondente a participação na palestra.

No seminário serão traçados as medidas espectroscópicas de reflexão seletiva, que colocam em evidência os efeitos térmicos da interação Casimir-Polder (CP) entre átomo e superfície. Em regime de campo próximo, essa interação é governada por um potencial que decresce com o cubo da distância entre o átomo e a superfície (regime van der Waals - vdW- de tipo dipolo-dipolo).  No foco, especialmente, aos níveis excitados do césio Cs(7P1/2) e Cs(7P3/2), que possuem um acoplamento dipolar com Cs (6D) a 12, 15 μm e ∼ 15 μm, respectivamente, interagindo com uma superfície de safira termicamente emissiva. O modo emissor do safira (polariton de superficie) está situado em torno de 12, 2 μm, e assim, esses níveis são sensíveis, respectivamente, a uma interação resonante e não-resonante, na qual comparamos experimentalmente. O resultado importante do seminário é a observação experimental da diferença de comportamento do potencial CP, em função da temperatura da janela da célula (150 − 800 ºC), para os níveis Cs(7P1/2) et Cs(7P3/2). Para o nível Cs(7P1/2), o potencial CP aumenta em função da temperatura, enquanto que para o nível Cs(7P3/2), uma leve diminuição é observada. Palavras-chave: Reflexão Seletiva, Interação Casimir-Polder, Campo Próximo, van der Waals, Safira, Efeitos térmicos, Polaritons.

Mais informações no site do PPGF

Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251
anacristinamagyar@tv.ufpb.br