Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGF Realiza o 12º Ciclo de Colóquios 2019 sobre o Tema 'Fluorescência de um Vapor Alcalino com Pressões da Ordem do mTorr' Ministrado pelo Prof. Dr. Thierry Marcelino Passerat de Silans | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 26/06/2019 13h02, última modificação: 26/06/2019 13h02

O Centro de Ciências Exatas da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o décimo segundo ciclo de colóquios 2019.1 sobre o tema 'Fluorescência de um Vapor Alcalino com Pressões da Ordem do mTorr' ministrado pelo Professor Dr. Thierry Marcelino Passerat de Silans da UFPB que será realizado no dia 28/06/2019, às 16h, no Auditório do PPGF (prédio novo) no Campus Universitário da UFPB.

As inscrições são gratuitas e o certificado terá a carga horária correspondente a participação na palestra.

Neste colóquio apresentaremos um experimento onde medimos o espectro de retro-fluorescência de um vapor de césio. Discutiremos a influência de colisões entre átomos e do espalhamento dos fótons pelo vapor nestes espectros. Estudaremos a interação entre luz e um vapor alcalino com pressões da ordem do mTorr. Para estas pressões efeitos como colisões entre átomos e espalhamento dos fótons pelo vapor devem ser levados em conta. Estes efeitos influenciam a potência e o espectro de luz transmitida por uma amostra. Vapores com pressões desta ordem são encontradas em diversos experimentos e em sistemas de interesse da astrofísica.

Mais informações no site do PPGF

Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251
anacristinamagyar@tv.ufpb.br