Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professores do CCEN Lançam E-book "Áreas Verdes Urbanas e Serviços Ecossistêmicos" | UFPB

por Ana Magyar publicado: 01/11/2023 09h03, última modificação: 02/11/2023 09h05

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Geociências, divulga o lançamento do e-book “Áreas Verdes Urbanas e Serviços Ecossistêmicos” (disponível para download), publicado pela Editora da UFPB em 29 de setembro de 2023 e organizado pelo professor Joel Silva dos Santos Santos e Henrique Elias Pessoa Gutierres.

O modelo de urbanização acelerada sem o devido planejamento urbano e ambiental, típico dos países em desenvolvimento, têm gerado a degradação dos sistemas naturais e a deterioração da qualidade de vida da população que reside nessas áreas, especialmente as mais vulneráveis. Os mais diversos impactos ambientais são potencializados e intensificados devido ao grande adensamento populacional e a demanda por alimentos, água, matéria-prima e energia. Mudanças no uso e cobertura do solo, supressão da cobertura vegetal, formação de ilhas de calor, poluição hídrica e atmosférica são alguns dos principais impactos ambientais que ocorrem nesses ambientes antropizados.

O Laboratório de Planejamento e Gestão Ambiental (LAPLAG) do Departamento de Geociências (DGEO) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Editora da UFPB, disponibilizam a obra gratuitamente.  O trabalho é fruto de resultados de uma série de pesquisas realizadas por docentes, discentes e técnicos que integram o LAPLAG, bem como outros laboratórios, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação. A obra é composta por 12 capítulos que estão diretamente relacionados com a temática das áreas verdes urbanas e sua importância na promoção dos serviços ecossistêmicos.