Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora de Química do CCEN Cláudia Cunha faz parte da Delegação Brasileira do INC-2 na UNESCO em Paris para Discussão da Poluição Plástica no Ambiente Marinho | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 29/05/2023 07h19, última modificação: 29/05/2023 08h20

img_claudiacunha.png

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulga a participação da Professora Cláudia Cunha na delegação brasileira do Comitê Intergovernamental de Negociações (INC-2) para a discussão da poluição plástica no ambiente marinho, no período de 29/05/2023 a 02/06/2023, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Paris.

O evento tem como meta concretizar uma proposta para um acordo global até 2024, em um instrumento juridicamente vinculante que aborda todo o ciclo de vida do plástico, design de produtos e materiais reutilizáveis e recicláveis e a colaboração internacional para acesso à tecnologia, à capacitação e à cooperação científica e técnica. Com níveis crescentes de poluição plástica na questão ambiental global e no impacto negativo no meio ambiente, social, econômico e na saúde, faz-se necessário, para o desenvolvimento sustentável, uma ação imediata na produção do consumo, descarte de materiais plásticos e mudanças no mercado e nas políticas públicas.

Cláudia de Oliveira Cunha é professora do departamento de Química do CCEN e coordena o projeto de extensão 'Mares sem Plástico’. O projeto foi criado em 2019 para o combate à poluição plástica em ambientes marinhos e costeiros por meio de ações educativas ambientais com intervenções e campanhas nas escolas via cursos, palestras e oficinas. Em virtude desta ação foi convidada para fazer parte da delegação brasileira no INC-2 pelo Ministério do Meio ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O projeto se enquadra no ODS-14 e contribui para a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para alcançar um desenvolvimento sustentável. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS-14) é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015, sobre a vida abaixo de água, com o lema da redação oficial “Conservar e Usar de Forma Sustentável os Oceanos, Mares e Recursos Marinhos para o Desenvolvimento Sustentável”. Fonte: Wikipédia

Fonte: Portal da UFPB