Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCEN Realiza Seminário de Física sobre 'Tecnologias Quânticas 2.0: Aplicações', Ministrado pelo Prof. Dr. Moises Porfirio Rojas Leyva da UFLA | UFPB

por Ana Magyar publicado: 27/08/2019 09h45, última modificação: 27/08/2019 20h53

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o seminário de física sobre 'Tecnologias Quânticas 2.0: Aplicações', ministrado pelo Prof. Dr. Moises Porfirio Rojas Leyva, a ser realizado no dia 29/08/2019, às 16h, no auditório do PPGF do CCEN (prédio novo) no Campus I da UFPB.

A entrada é gratuita e aberta ao público, com as inscrições realizadas no local do evento. A emissão do certificado terá carga horária correspondente a participação no seminário.

Moises Porfirio Rojas Leyva, Físico pela Universidad Nacional de Ingeniería (UNI) no Peru, é mestre e doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) no Rio de Janeiro/RJ. Atua na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, principalmente nos seguintes temas: Redes de spin com ênfase em termodinâmica e correlações quânticas e na teoria da informação quântica com ênfase em teorias de recursos quânticos, termodinâmica quântica e sistemas quânticos abertos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais.

Na aula serão apresentados alguns avanços em informação e computação quântica, assim como em metrologia quântica. A Computação e a informação quântica são áreas multidisciplinares que deverão ter um profundo impacto no desenvolvimento de novas tecnologias nas próximas décadas. Uma das maiores promessas de ganho tecnológico é sem duvida a possibilidade do desenvolvimento do computador quântico.

Mais informações no site do PPGF