Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGF Realiza o 2º Ciclo de Colóquios 2019.2 com o Tema 'Sistemas Binários Estelares de Alta Massa e sua Conexão com as Ondas Gravitacionais' Ministrado pelo Prof. Dr. Leonardo Andrade de Almeida da UERN | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 21/08/2019 10h52, última modificação: 21/08/2019 11h22

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o segundo ciclo de colóquios 2019.2 sobre o tema 'Sistemas Binários Estelares de Alta Massa e sua Conexão com as Ondas Gravitacionais' ministrado pelo Professor Dr. Leonardo Andrade de Almeida, a ser realizado no dia 23/08/2019, às 16h, no Auditório do PPGF (prédio novo) no Campus I da UFPB.

As inscrições são gratuitas e o certificado terá a carga horária correspondente a participação na palestra.

Leonardo Andrade de Almeida, Físico pela Universidade Estadual de Feira de Santana - BA, é Mestre e Doutor em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atuou como Professor e orientador no curso de física da graduação na UERN, e pós-doutor junto ao Departamento de Astronomia da USP e no Departamento de Física e Astronomia - Johns Hopkins University. Primeiro autor do artigo "Discovery of the Massive Overcontact Binary VFTS 352: Evidence for Enhanced Internal Mixing" publicado em Outubro de 2015 na revista The Astrophysical Journal, destaque entre as sete pesquisas de 2015, na edição da NOVA da Sociedade Astronômica Americana (http://aasnova.org/2015/12/23/selections-from-2015-mixing-in-two-stars-that-touch/). Possui mais de 30 artigos publicados em revistas Qualis A e 602 citações com índice-h = 16 (Fonte: NASA/ADS - 30/05/2019)Atualmente realiza atividades de pesquisa junto ao Departamento de Física da UFRN, desde 09/2017, como bolsista PNPD da CAPES.

O assunto será decorrente de um ingrediente chave faltando nas teorias de formação e evolução das estrelas de alta massa, e da evolução de aglomerados de estrelas, é uma fração robusta de binárias e distribuições intrínsecas dos parâmetros orbitais. Para ajudar a resolver este problema, o levantamento VLT-FLAMES Tarantula (VFTS, sigla em inglês), que observou mais de 800 estrelas do tipo espectral O e B em 30 Dor, região localizada na Grande Nuvem de Magalhães, foi desenhado para detectar binárias massivas com períodos orbitais menores que 200 dias. A fração de binárias observada do tipo espectral O foi de 27% (100 binárias). Para caracterizar estes sistemas binários, em 2012, começamos uma campanha observacional, chamada de Monitoramento de binárias massivas na Tarantula (TMBM, sigla em inglês), utilizando o espectrógrafo GIRAFFE do Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul. Trinta e dois espectros dessa amostra foram coletados entre os anos de 2012 e 2014.

Nesta palestra será apresentado o cenário geral para a evolução de estrelas de alta massa, bem como a estratégia utilizada na campanha para obter as curvas de velocidade radial das binárias. As distribuições do período orbital, razão de massa e excentricidade da nossa amostra serão comparadas com outras medidas de diferentes ambientes, equivalentes a diferentes idades, para verificar se existe uma lei universal para a formação dessa classe de estrelas ao longo da vida do Universo. Em particular, será discutida a importância do sistema VFTS 352 (a binária em sobrecontato mais quente e massiva conhecida até agora), para o entendimento da evolução das estrelas de alta massa e para a formação de sistemas binários compostos por buracos negros, os quais são fontes intensas de ondas gravitacionais, tais como conhecemos agora, depois das descobertas realizadas pelo Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO).

Mais informações no site do PPGF