Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGF Realiza o 13º Ciclo de Colóquios 2019 sobre o Tema 'Controle do Estado Magnético da Matéria Via Pulsos de Luz' Ministrado pelo Prof. Dr. Andre Bohomoletz Henriques | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 04/07/2019 09h41, última modificação: 11/07/2019 11h09

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o décimo terceiro ciclo de colóquios 2019.1 sobre o tema 'Controle do Estado Magnético da Matéria Via Pulsos de Luz' ministrado pelo Professor Dr. Andre Bohomoletz Henriques que será realizado no dia 05/07/2019, às 16h, no Auditório do PPGF (prédio novo) no Campus Universitário da UFPB.

As inscrições são gratuitas e o certificado terá a carga horária correspondente a participação na palestra.

Andre Bohomoletz HenriquesDoutor em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), Pós-Doutorado na Universidade de Oxford (1986-1988), Professor Titular no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Desenvolve novos mecanismos para controlar as propriedades ópticas, magnéticas e a supercondutividade da matéria em escala ultra-rápida.

Novos mecanismos eficientes para a manipulação das propriedades da matéria, na escala de tempo ultracurta, são de grande interesse atual tanto academicamente como para aplicações. Na palestra será relatada a recente descoberta, pelo Grupo Magneto-Óptico do IFUSP, de magnetos gigantes (1.000 magnetos de Bohr) e supergigantes (10.000 íons de Bohr) foto-induzida spin polarons (SP). Os SPs fotoinduzidos descobertos por nós são várias ordens de magnitude maiores do que o previamente conhecido, tanto em semicondutores magnéticos concentrados como diluídos. Os SPs gigantes e supergigantes são fotogerados na escala de tempo ultra-rápida (subnano-segundo). O resultado leva a novas formas de manipulação de magnetização ultra-rápida por um pequeno número de fótons-bomba. Prevemos que, ao escolher apropriadamente o semicondutor magnético, os SPs ainda maiores (100.000 magnetos de Bohr) serão fotogerados, mas apenas em torno da temperatura crítica do semicondutor, onde sua suscetibilidade magnética explode. Essas previsões são demonstradas pelos nossos experimentos preliminares e pelas nossas simulações de Monte Carlo do SP fotoinduzido.

Mais informações no site do PPGF

Fones: (83) 3216-7430 | 98108-5251
anacristinamagyar@tv.ufpb.br