Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGF Realiza o 1º Ciclo de Colóquios 2020.1 sobre o Tema "Reescalonamento Temporal da Dinâmica Quântica como um Atalho para Adiabaticidade", Ministrado por Bertúlio de Lima Bernardo | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 10/03/2020 12h04, última modificação: 10/03/2020 18h44

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), realiza o primeiro ciclo de colóquios 2020.1 sobre o tema "Reescalonamento Temporal da Dinâmica Quântica como um Atalho para Adiabaticidade", ministrado pelo Professor Dr. Bertúlio de Lima Bernardo, a ser realizado no dia 13/03/2020, às 16h, no Auditório do PPGF (prédio novo) do CCEN no Campus I da UFPB.

As inscrições são gratuitas e o certificado terá a carga horária correspondente a participação na palestra.

Bertúlio de Lima Bernardo é físico, mestre e doutor em Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), PhD student e pós-doutor na Harvard University. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada e Fundamentos de Mecânica Quântica. Atualmente é professor adjunto I da UFPB.

Neste colóquio será apresentado um novo esquema para acelerar um processo quântico arbitrário, simplesmente reescalonando a dependência temporal do hamiltoniano. Caso o protocolo de referência seja adiabático, o método funciona como um APA. Além disso, um importante fato a ser destacado é que a construção do protocolo rápido não requer conhecimento acerca do espectro do sistema. Os resultados serão ilustrados para dois sistemas relevantes do ponto de vista experimental: o oscilador harmônico paramétrico e o transporte em armadilhas óticas.

Mais informações no site do PPGF