Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGCB Informa Funcionamento e Medidas Tomadas para Combater a Pandemia pelo COVID-19 | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 20/03/2020 11h12, última modificação: 20/03/2020 11h14

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB), informa as medidas adotadas pelo Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura da cidade de João Pessoa e pela Universidade Federal da Paraíba, através da Portaria 090/2020/GR e ofício eletrônico 11/2020/CCEN, para conter de contenção da pandemia causada pelo coronavirus, comunicamos:

1. A secretaria do Programa funcionará exclusivamente em regime de teletrabalho (home office) até que uma nova instrução normativa revogue o disposto na Portaria 090/2020/GR. A unidade continuará a funcionar de segunda a sexta das 7 h às 19 h, initerruptamente, porém nenhuma demanda será atendida presencialmente por nossos servidores. Todas as demandas devem ser direcionadas ao email secretariaPPGCB@dse.ufpb.br e serão prontamente atendidas por Josias, Patrícia, Franklin ou Oscar, de acordo com seus respectivos horários de trabalho.

2. Ficam mantidas as defesas agendadas e autorizadas pelo Colegiado para março (Antônio 27/03) e abril (Bruna 20/04). Novos pedidos de agendamento de defesa podem e devem ser solicitados dentro do prazo regimental. Pedidos de prorrogação também devem ser encaminhados dentro do prazo estabelecido pela Norma Interna 04/2020.

3. Fica proibido o oferecimento de disciplinas presenciais no semestre vigente (2020.1) para evitar aglomerações. As disciplinas a serem oferecidas deverão ser ministradas completamente à distância, utilizando qualquer ferramenta de comunicação remota disponível (sigaa, moodle, zoom, google hangout, Skype, whatsapp e afins). Em virtude disso, algumas disciplinas podem sofrer alterações no período em que serão ofertadas, nos métodos pedagógicos e de avaliação a serem utilizados, ou mesmo serem temporariamente suspensas ou canceladas. Discentes matriculados devem procurar os
professores responsáveis pelas disciplinas para maiores informações.

4. O Colegiado se reunirá remotamente em data a ser definida na primeira quinzena de abril, maio e dos meses subsequentes, até que a Portaria 090/2020/GR perca seus efeitos.

5. Recomenda-se que a coleta de dados dos quase 90 projetos de mestrado e doutorado em andamento no PPGCB obedeçam rigorosamente a legislação vigente nos locais onde ocorrem e, sobretudo, não exponham nossos alunos, professores e seus assistentes ao COVID-19. Dado que vários projetos são desenvolvidos em áreas remotas, habitadas por populações rurais com alta vulnerabilidade social e econômica, recomenda-se também que os pesquisadores sigam as medidas sanitárias amplamente divulgadas pela mídia e, se possível, adiem suas coletas. Projetos desenvolvidos em laboratórios também devem seguir as mesmas recomendações sanitárias e eventualmente terem sua coleta de dados suspensa.

Reiteramos nosso compromisso com o pleno funcionamento do PPGCB e com a saúde física e mental de nossos discentes, docentes e servidores. Agradecemos a atenção e pedimos sua compreensão durante o regime temporário de teletrabalho.

Mais informações no site do PPGCB