Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores do PPGCB Identificam Peixe Ornamental fora do seu Habitat com Ameaça a Biodiversidade | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 21/09/2020 13h55, última modificação: 21/09/2020 14h03

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB), identifica, pela primeira vez, a espécie de peixe "Xiphophorus maculatus" em nove locais distintos da bacia do rio Jaguaribe em João Pessoa e no município de Cabedelo, na Região Metropolitana na Paraíba.

O "Xiphophorus maculatus" é conhecido popularmente como “plati” ou “molinésia” e seu habitat natural é na América Central, desde o rio Jamapa, perto da cidade de Veracruz no México até à Guatemala. Este peixe é criado para fins ornamentais em vários países, e provavelmente chegou à bacia do rio Jaguaribe devido a atividades de aquarismo.

O Professor Telton Ramos do PPGCB faz um trabalho de registro importante para conservação dos peixes do Nordeste devido à grande capacidade que as espécies introduzidas têm de dizimar populações de peixes nativos. Os peixes de aquários e de tanques costumam ser soltos em um córrego ou no rio sendo introduzidos em um novo habitat induzindo distúrbios ecológicos de competição e predação sobre as espécies nativas.

No entanto, espécies introduzidas em áreas ecológicas atípicas são uma das maiores causas da perda da biodiversidade nativa no mundo, no qual a introdução de "Xiphophorus maculatus"  na bacia do rio Jaguaribe pode diminuir mais ainda a biodiversidade na superfície de escoamento do rio central e de seus afluentes, que já vêm sofrendo uma elevada degradação ambiental.

O acesso à informação para as atividades de aquarismos no tocante ao descarte das diversas espécies de peixes ornamentais, a fim de evitar danos, orienta para a doação ou envio dos mesmos para o Laboratório de Ictiologia da UFPB, para quem mora em João Pessoa na Paraíba.