Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora do CCEN Desenvolve Inseticida da Planta Sisal para o Combate ao Mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya | CCEN UFPB
conteúdo

Notícias

Professora do CCEN Desenvolve Inseticida da Planta Sisal para o Combate ao Mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 07/07/2020 09h33, última modificação: 03/08/2025 21h26

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Biologia Celular e Molecular (DBM), desenvolve um inseticida a partir da Agave (sisal) para combater o mosquito Aedes aegypti, com baixo custo e ação rápida. Trata-se de um produto biodegradável, de origem natural e não tóxico.

A responsável pelo desenvolvimento do inseticida é a professora Fabíola Cruz, em uma colaboração técnica entre a UFPB e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Algodão). O  objetivo é a produção e comercialização de um inseticida feito com o extrato de agave híbrida — uma variante geneticamente melhorada em laboratório, com o intuito de obter uma planta mais resistente a pragas.

O sisal (Agave sisalana) é uma planta originária da América Central, cultivada em regiões semiáridas. Suas fibras e folhas são utilizadas para fins comerciais, principalmente na indústria de cordoaria (cordas, cordéis, fios, tapetes etc.).  Após o beneficiamento, a maior parte da produção, é destinada a essa indústria, destacando-se os estados da Paraíba e Bahia, onde cidades como Valente, Queimadas, Santaluz, Retirolândia, São Domingos, Araci e Conceição do Coité estão entre as maiores produtores mundiais.

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251