Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisa Pioneira Realizada por Professores do DSE para Mapeamento de Libélulas na Paraíba Fica em 3º Lugar no Ranking do Nordeste | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 11/06/2021 17h46, última modificação: 13/06/2021 08h21

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE), divulga o levantamento pioneiro realizado na Paraíba pelos professores Ricardo Koroiva e Alessandre Colavite, que estiveram à frente de um mapeamento que identificou 49 espécies e 29 gêneros de libélulas, ocupando o terceiro lugar do nordeste no ranking nacional, sendo identificadas também 54 espécies na Bahia e 73 no Ceará. O levantamento encontra-se publicado no site www.scielo.br.

As coletas foram realizadas entre 2020 e 2021 em oito cidades da Paraíba: Araruna, Boa Vista, Cabaceiras, Caiçara, Campina Grande, Lucena, Santa Rita e Tacima, principalmente na região litorânea, demonstrando que no interior há muito mais espécies no estado.

A ocorrência de libélulas no nordeste do Brasil vem crescendo e ampliando o conhecimento sobre a diversidade de espécies de libélulas não somente nesta região, mas em toda a área neotropical, contribuindo assim para o conhecimento da odonatofauna do Brasil.

Fonte: Portal da UFPB