Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Depto. de Biologia Molecular do CCEN Utiliza Biotério na Produção de "Peixe-Zebra" para Estudos Científicos | UFPB
conteúdo

Notícias

Depto. de Biologia Molecular do CCEN Utiliza Biotério na Produção de "Peixe-Zebra" para Estudos Científicos | UFPB

por Ana Magyar publicado: 28/05/2020 11h22, última modificação: 28/05/2020 11h22

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Biologia Molecular, criaram uma unidade de produção para desenvolver um biotério dedicado exclusivamente à produção do peixe-zebra, para utilização em pesquisas e experimentos, em laboratórios na "Unidade de Produção de Organismos Modelo Não Convencionais" (Unipom) do CCEN da UFPB, coordenado pelo Professor Doutor Davi Felipe Farias.

O peixe-zebra (Danio rerio), zebrafish ou paulistinha, é um peixe originário de rios do sul da Ásia que atinge rapidamente a maturidade sexual em 90 dias de vida e as fêmeas produzem até 200 embriões a cada dez dias. O peixinho de aquário é o segundo animal mais utilizado em experimentação em todo o mundo e a utilização de seus embriões, que são grandes e translúcidos, são considerados uma alternativa ao uso de animais vertebrados devido ao crescimento rápido visto que de três a quatro dias já possuem todos os órgãos formados.

Desde o início das atividades em 2018, após inspeção da Comissão de Ética no Uso de Animais da UFPB, já existem mais de 500 peixes adultos de duas linhagens (AB e wild type), divididos em 30 tanques com tratamento e monitoramento da qualidade da água e da saúde dos animais, seguindo todas as recomendações do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal para criação e experimentação com "peixe-zebra”.

Conheça o Laboratório

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251