Notícias
Projeto "Python como Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Cálculo Diferencial e Integral II” é Premiado no XXVI Encontro de Iniciação à Docência (ENID) – Edição 2024 – via PRG | CCEN UFPB
O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Matemática, divulga a premiação do projeto "Python como Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Cálculo Diferencial e Integral II" no XXVI Encontro de Iniciação à Docência (ENID) – Edição 2024 (via link) – realizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Com mais de 3.600 trabalhos apresentados, apenas 122 projetos foram premiados. A cerimonia de premiação do encontro unificado aconteceu no dia 29 de julho de 2025, no auditório da Reitoria.
O projeto é vinculado ao Departamento de Matemática, sob a orientação do professor Pedro Antonio Gomez Venegas, conta com uma equipe formada pelos alunos Cauã Chaves Brito e José Crispim da Silva Neto. O projeto destaca o compromisso com a excelência no ensino e a formação de professores inovadores e dedicados, sendo reconhecido sua relevância e qualidade.
Python é uma linguagem de programação de alto nível, conhecida por sua simplicidade e facilidade de aprendizado. Amplamente usada em áreas como desenvolvimento web, análise de dados, inteligência artificial e automação, destaca-se na matemática computacional pela sintaxe acessível, bibliotecas robustas e fácil utilização. Na UFPB, a linguagem Python é empregada em atividades de extensão e incorporada em disciplinas de graduação.
O ENID tem a finalidade de reconhecer e valorizar a dedicação de estudantes e docentes envolvidos em programas acadêmicos comprometidos com a excelência do ensino superior.
Para mais informações, acesse o site do Depto de Matemática.
- Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251
assessoriadecomunicacao@ccen.ufpb.br