Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mulheres em Destaque no Laboratório de Botânica Aplicada à Agroecologia (LABOAA) | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 25/03/2024 14h31, última modificação: 11/04/2024 18h59

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE), divulga ações do projeto Laboratório de Botânica Aplicada à Agroecologia (LABOAA).

O projeto, criado desde o ano de 2020, desenvolve pesquisas e projetos em botânica aplicada à agroecologia e biodiversidade. Um dos objetivos do LABOAA é a popularização do conhecimento científico.

Recentemente, o Laboratório recebeu o prêmio de Elo Cidadão que é decidido por votação popular com a iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da UFPB.

Dentre alguns Projetos desenvolvidos pelo LABOAA está o Barraca da Ciência que promove a popularização da Ciência em encontros com a sociedade com exposições em feiras livres, Escolas, Associações, Simpózios e Encontros Científicos.

Participação ativa das mulheres no LABOAA

O Laboratório tem à frente o prof. Fernando Ferreira de Morais, que destaca a participação efetiva das mulheres nas pesquisas do LABOAA.

“Desde a criação do nosso Laboratório, é crescente a participação feminina no envolvimento com os vários Projetos com dedicação impressionante, o que demonstra que a Ciência é agregadora e não sintoniza com nenhum tipo de discriminação”, afirma o prof. Fernando.

Para a estudante Gabriela Gonçalves Rolim de Morais, 7º período em Ciências Biológicas, o LABOAA tem sido uma parte fundamental na graduação em Ciências Biológicas. Gabriela atua como bolsista no projeto de caracterização da vegetação do Manguezal do Rio Paraíba e é voluntária no projeto Barraca da Ciência.

“Desde o meu primeiro período até o momento atual, encontrei nesse ambiente um espaço acolhedor, propício a troca, partilha e igualdade, o qual não se limita ao cumprimento dos pilares da formação acadêmica - ensino, pesquisa e extensão - mas também desempenha um papel crucial moldando futuros profissionais com um forte compromisso social”, destacou.

Outra participante do LABOOA é Maylin Barbalho, estudante de Engenharia de Materiais do Centro de Teconologia da UFPB (CT), a qual executa pesquisas voltadas para sutentabilidade reduzindo impactos ambientais promovendo práticas mais sustentáveis.

“Fazer parte do LABOAA, vai além de avançar na carreira acadêmica. Trata-se de fazer uma diferença real no mundo. Uma das iniciativas nas quais atuo é a produção de tijolos ecológicos, utilizando resíduos como reforço. Essa abordagem concreta transforma materiais descartados em algo útil, contribuindo para um futuro mais verde. Observar como o ambiente é um lugar de vida, é uma oportunidade para a gente de forma individual e coletiva”, afirma.

Para Rayanne Mayara Maia Lins do 7° período de Ciências Biológicas do CCEN, “o Laboaa desempenha um papel crucial na formação acadêmica, e continua a influenciar o meu desenvolvimento. Este laboratório me apresentou uma ciência que promove a conexão entre as pessoas. Cada atividade que realizamos contribui significativamente para a nossa formação acadêmica, pois nos envolve em práticas diversas, seja na escrita ou no contato com a sociedade ou na própria ciência em si. Essas experiências nos moldam e nos aprimoram como profissionais na área da biologia”.

Os Projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Botânica Aplicada envolve professores, estudantes e técnicos do DSE/CCEN conta com o apoio dos Departamentos de Engenharia e Materiais do Centro de Tecnologia (DEMAT), de Química(CCEN) e do de Geociências(CCEN).

Projetos de Extensão do LABOAA

•⁠ ⁠Articulações agroecológicas para a implementação de quintais produtivos urbanos em comunidades da região metropolitana de joão pessoa
•⁠ ⁠Barraca da Ciência: diálogos e ações para um futuro sustentável
•⁠ ⁠Saberes e fazeres: as tecnologias de materiais articulada à produção agroecológica na região metropolitana de joão pessoa