Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Lançamento de Coleção Didática em Educação para Redução de Riscos de Desastres (ERRD) Ambientais no Estado da Paraíba | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 07/10/2022 09h56, última modificação: 07/10/2022 10h03

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Geociências, divulga o lançamento de coleção didática em 'Educação para Redução de Riscos de Desastres (ERRD)’ ambientais no estado da Paraíba (disponível para download), publicado pela Editora Sertão Cut, em 16 de junho de 2022, e organizado pelos professores Antônia Carlos da Silva, Camila Cunico, Christianne Maria da Silva Moura, Daisy Beserra Lucena, Felipe Augusto Hoeflich Damaso de Oliveira, Filippi Emmanuel Sobral, Gabriel Gomes da Silva, João Luís Sampaio Olímpio, José Lidemberg de Sousa Lopes, Juliana Maria Oliveira Silva, Marcelo de Oliveira Moura, Sandro Marinho da Silva, Saulo Roberto de Oliveira Vitala e Vanda de Claudino-Sales.

A iniciativa partiu do curso de formação de mediadores ERRD, que teve como meta fomentar estratégias para a promoção e ampliação da cultura em redução de riscos de desastres ambientais na Paraíba, através da interação/mediação dialógica com educadores atuantes no ensino médio de escolas públicas situadas em municípios paraibanos com elevado grau de riscos a desastres ambientais.

O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO), e na busca de minimizar o impacto foi elaborado 10 Fascículos introdutórios a fim de contextualizar a temática dos desastres ambientais, bem como os problemas socioambientais revelados na Paraíba. A produção dos fascículos resultou na coleção didática para o direcionamento da mitigação/gestão da problemática socioambiental de professores, alunos e comunidade escolar.

O programa compõe 10 fascículos, agrupados em coleção didática: 1. Contextualizações Iniciais em Educação para Redução de Riscos de Desastres no Estado da Paraíba; 2. Vulnerabilidade Socioambiental, Riscos e os Desastres Ambientais: Cenários para o Estado da Paraíba; 3. Aspectos da Realidade Ambiental e Hidroclimática da Paraíba; 4. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) sob a Perspectiva da Problemática dos Riscos e dos Desastres Ambientais; 5. Mudanças Climáticas e Ambientais Globais; 6. Proteção e Defesa Civil: Histórico, Marcos Legais e Ações; 7. Experiências em ERRD em Espaços Escolares e Comunitários; 8. ERRD no Ambiente Escolar: Currículo, Ações e Possibilidades Pedagógicas Transversais; 9. Estratégias para Práticas Formativas em ERRD no Espaço Escolar; e 10. Roteiro para Planejamento de Propostas em ERRD no Espaço Escolar.

Mais informações no site CLIMAGEO