Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório de Termitologia do Depto. de Sistemática e Ecologia do CCEN tem a Terceira e Maior Coleção do Brasil dada a Importância Ecológica dos Cupins | UFPB

por Ana Magyar publicado: 07/09/2020 09h47, última modificação: 07/09/2020 10h05

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do  Laboratório de Termitologia do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE), mantém a maior coleção de cupins do Nordeste e a terceira maior do Brasil, segundo levantamento realizado por pesquisadores da área de Termitologia, ciência que estuda os cupins.

Na ordem de classificação estão o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a qual possui mais de 11.000 lotes (amostras de cupins) depositados em seu acervo, com mais de 200 espécies identificadas, e conta também com cerca 300 lotes resfriados continuamente para estudos moleculares.

Laboratório de Termitologia do DSE foi fundado em 1993 pelo professor Adelmar Bandeira e mantém a coleção de Isoptera, subitem de classificação dos cupins, com cerca de 3.100 espécies de cupins conhecidas no mundo, sendo que menos de 5% das espécies identificadas possuem algum potencial prejudicial como praga no meio urbano e na agricultura. A maioria exerce uma considerável influência na fertilidade dos solos das florestas tropicais, agindo principalmente nos processos de decomposição da matéria orgânica vegetal.

A pesquisa abrange uma área de cobertura geográfica brasileira que contemplam os domínios da Floresta Atlântica, Caatinga, Brejos de Altitude, Floresta Amazônica e Cerrado, no âmbito da biologia, ecologia, taxonomia e biogeografia dos térmitas neotropicais, ligados à ecologia de solos e da decomposição de necromassa vegetal da Caatinga e Floresta Atlântica.

O projeto tem parcerias com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP), University of Florida e Université libre de Bruxelles e é coordenado pelo professor Alexandre Vasconcellos e sua equipe, formada por Alane Ayana, Allysson dos Santos, Amanda Cosme, Amanda Loyse, Ana Márcia, Antônio Carvalho, Antônio Paulino, Emanuelly Felix, Israel Soares, Joyce de Morais, Matilde Vasconcelos, Priscilla Santos, Rozzanna Figueirêdo e Sara Rikeley, contando ainda com a colaboração das professoras Flávia Moura (UFCG) e Virgínia Araújo (Univasf).

Contato através do Instagram, no site ou pelos e-mails avasconcellos@dse.ufpb.br ou figueiredo.rozzanna@gmail.com.