Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Instalação de Dois Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de Coletoras para o Descarte Correto de Resíduos Eletroeletrônicos Destinado as Pilhas | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 06/06/2023 07h04, última modificação: 06/06/2023 07h07

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulga a instalação de dois pontos coletores para descarte correto de resíduos eletroeletrônicos destinado as pilhas.

A comunidade da UFPB conta com dois Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de coletoras destinadas ao descarte de lixo eletroeletrônicos localizados no campus, uma no CCEN e a outra no Centro de Tecnologia (CT). O recipiente é uma criação dos alunos de engenharia ambiental sob orientação do Professor Ademar Netto, com apoio do projeto de extensão de Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos (TREE), que disponibiliza os materiais para elaboração dos coletores e intermedia o apoio do FabLab para construção dos equipamentos e a parceria com a ECO’s Consultoria Ambiental, que disponibiliza o auxilio do recolhimento para destinação adequada dos resíduos e monitoramento dos coletores.

A ação busca incentivar o descarte apropriado de pilhas e materiais eletrônicos que dependam de energia para funcionar, sejam por pilhas, baterias ou tomadas que estão sem uso e que são considerados resíduos eletroeletrônicos. Esses materiais não devem ser descartados no lixo comum pelo potencial tóxico dessas substâncias que contém metais pesados como mercúrio, chumbo, níquel e cádmio. No descarte incorreto desse lixo tóxico, este é levado a aterros sanitários causando danos ao meio ambiente e risco à saúde pública. E ainda, com a queima ou decomposição inadequada das pilhas há uma liberação de gás tóxico na atmosfera e essa substância no nosso corpo pode provocar problemas neurológicos, respiratórios, cardiovasculares e até câncer.

A equipe do Projeto Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos (TREE) elaborou uma cartilha com um mapa que disponibiliza a localização de outros Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) na cidade de João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita.

E em prol do meio ambiente, o CCEN dá dicas para o uso e descarte de pilhas e baterias. As baterias de celular podem ser descartadas em lojas de operadoras de celular, nas redes de assistência técnica e até nos revendedores. E em relação às pilhas, prefira as alcalinas pois elas podem ser descartadas no lixo comum porque em sua composição não contém materiais pesados. As outras pilhas tem metais pesados e devem ser descartadas corretamente e fora do alcance de crianças e animais.

Fonte: Portal da UFPB