Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Departamento de Matemática Abre Inscrições para o Curso de Extensão 'Resolução de Problemas da Competição Elon L. Lima' | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 26/05/2021 09h09, última modificação: 27/05/2021 06h52

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Matemática, abre inscrições para o curso de extensão 'Resolução de Problemas da Competição Elon L. Lima', que serão realizadas através do SIGAA no período de 25 de maio a 09 de junho de 2021.

O curso surgiu perante a necessidade da comunidade discente da UFPB, que embora tenha o interesse de participar em olimpíadas de matemática de nível universitário (nacionais e internacionais) representando a UFPB, não se sente o suficientemente preparada ou com condições para tal. A capacidade de resolução de problemas matemáticos é fundamental para a formação de cientistas e tecnólogos e em razão de deformações existentes no processo de ensino/aprendizagem de matemática, este aspecto tem sido negligenciado pela maioria dos professores que preferem investir no desenvolvimento de habilidades de cálculo e na aplicação mecânica de regras, em detrimento de habilidades necessárias na resolução de problemas, a exemplo do raciocínio lógico, da procura de estratégias e da capacidade de leitura e interpretação de dados.