Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudo de Tese do PPGMDS Identifica a "Síndrome de Burnout" em Profissionais na Área da Saúde | CCEN UFPB
conteúdo

Notícias

Estudo de Tese do PPGMDS Identifica a "Síndrome de Burnout" em Profissionais na Área da Saúde | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 07/12/2020 09h35, última modificação: 07/12/2020 09h45

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde (PPGMDS), identifica a "Síndrome de Burnout" em profissionais na área da saúde em um estudo de tese de doutorado de Ericka Holmes, com a colaboração dos professores da UFPB João Agnaldo do Nascimento, Sérgio Ribeiro dos Santos e Leila Fonseca.

A Síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo.

A pesquisa foi motivada pelas investigações científicas do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Informática em Saúde (Gepaie) da UFPB. Os dados coletados na pesquisa observou a necessidade de investigar a síndrome e sua relação com novos fatores preditores (causadores).

Os resultados da pesquisa podem subsidiar mudanças no formato e organização do trabalho nas instituições que têm professores e profissionais da enfermagem no seus quadros de funcionários.

Ericka Silva Holmes é enfermeira graduada e licenciada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Doutoranda em Modelos de Decisão e Saúde pela UFPB. Especialista em Saúde da Família com Ênfase nas Linhas de Cuidado (UFPB) e em Enfermagem em Centro Cirúrgico, URPA e CME.

Os Interessados poderão entrar em contato pelo e-mail ericka_holmes@hotmail.com.

Leia na íntegra no Portal da UFPB

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251