Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Esclarecimento sobre Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) | CCEN UFPB
conteúdo

Notícias

Esclarecimento sobre Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 13/04/2020 17h30, última modificação: 13/04/2020 17h33

A Comissão de Bolsas do PPGQ informa aos discentes do Programa o quantitativo de bolsas disponibilizado pelos órgãos de fomento para 2020 e implantação das mesmas:

  • Para 2020.1 foram disponibilizadas 7 bolsas de mestrado (5 do CNPq e 2 da Capes) e 7 bolsas de doutorado (1 CNPq e 6 da Capes), além de 5 bolsas do Projeto “Formação Estratégica de Doutores” (CNPq). As bolsas foram implantadas obedecendo a ordem de classificação das Chamadas Internas de Bolsas de Mestrado e Doutorado 2020.1 do PPGQ e 2ª Chamada Interna de Bolsas de Doutorado 2020.1 do PPGQ, divulgadas anteriormente no site do PPGQ/UFPB, a saber:
  • A Chamada Interna de Bolsas de Mestrado 2020.1 teve 14 homologações com posterior 5 desistências, restando 9 candidatos às cotas de bolsas. Até o presente foram implantadas 7 bolsas e 2 discentes estão na espera (JOÃO GOMES SOARES NETO e RAFAEL C. SANTOS DE MELO);
  • A 1ª Chamada Interna de Bolsas de Doutorado 2020.1 teve 5 homologações com 1 desistência, restando 4 candidatos às cotas de bolsas. Foram implantadas 1 bolsa do CNPq (Cota institucional do PPGQ/UFPB) e 3 bolsas das cotas do Projeto Formação Estratégica de Doutores (CNPq), não restando nenhum discente participante desta 1ª Chamada do doutorado na fila de espera;
  • A 2ª Chamada Interna de Bolsas de Doutorado 2020.1 do PPGQ homologou 7 inscrições. Dos inscritos seis foram contemplados com bolsas da Capes, restando apenas um discente na fila de espera (JOSÉ GUTEMBERGUE DE MENDONÇA);
  • As bolsas do “Projeto Formação Estratégica de Doutores” não participam das Chamadas de Bolsas do PPGQ, sendo destinada a discentes orientandos dos professores participantes do Projeto: Dra. Iêda Maria Garcia dos Santos, Dr. Sherlan Guimarães Lemos, Dr. Wallace Fragoso, Dr. Ary da Silva Maia, Dra. Maria Gardênnia da Fonseca e Dra. Ana Paula Guedes, sendo, portanto, de competência dos mesmos a seleção e indicação dos bolsistas para atender as demandas específicas deste projeto; o projeto institucional está internamente no PPGQ sob os cuidados da Profa. Iêda M. G. dos Santos.

A título de esclarecimento, a Comissão de Bolsas informa aos discentes do PPGQ:

  • A solicitação de implantação as cotas de bolsas disponibilizadas pelas agências de fomentos foram prontamente encaminhadas pela Comissão de Bolsas, respeitando sempre a ordem das Chamadas Internas de Bolsas do Programa. A implantação das bolsas é de competência do PPGQ apenas no caso das bolsas CNPq ainda associadas diretamente ao PPGQ; a implantação de todas as bolsas CAPES e bolsas CNPq do projeto institucional de Áreas Estratégicas são de competência da PRPG.
  • A Comissão de Bolsas conta com a participação de um representante discente (doutoranda Laís Chantelle de Lima, LACOM) que constitui um canal entre os demais discentes e a Comissão de Bolsas. 
  • Embora a informação que recebemos até o momento da CAPES sobre as bolsas disponibilizadas no SCBA em abril seja de que "os alunos beneficiados com essas bolsas poderão receber, ainda no mês de abril, o pagamento retroativo a março de 2020" (Ofício Circular 6/2020-CGSI/DPB/CAPES), as bolsas da Capes implantadas no dia 6 de abril estão com a vigência de 04/2020 a 03/2022 (mestrado) e de 04/2020 a 03/2024 (doutorado); a PRPG informou ao PPGQ que o sistema SCBA da CAPES não disponibilizou a possibilidade de implantação a partir de 03/2020; nem a PRPG nem o PPGQ tem, portanto, como precisar se a Capes pagará retroativo.
  •  O pagamento das bolsas de pesquisa é de responsabilidade das agências de fomento concessoras das mesmas, portanto, a Comissão não responde por nenhum atraso no pagamento das mesmas. Contudo, se coloca à disposição dos discentes do PPGQ/UFPB para ajudá-los no que for possível. 
  • Ao entrar em contato com a Presidente da Comissão de Bolsa do PPGQ, Profa. Antônia Lúcia de Souza, ou representante discente na Comissão, por favor realizar a identificação do bolsista, agência de fomento em questão e apresentar uma descrição clara do problema (incluindo captura de telas se for necessário).

Profa. Antônia Lúcia de Souza
Presidente da Comissão de Bolsas do PPGQ

Mais informações no site do PPGQ

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251