Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > "Dinâmica Simbólica para Bilhares" é Tema de Seminário On-line Ofertado pelo Departamento de Matemática | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 06/10/2020 14h02, última modificação: 06/10/2020 14h02

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Matemática, promove a realização de seminários online através da plataforma Meet Google.

Este evento dá seguimento a programação de seminários on-line com o tema da vez sobre "Dinâmica Simbólica para Bilhares" que será apresentado por Yuri Lima, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), no dia 09 de outubro de 2020, às 16h (horário de Brasília), no link  https://meet.google.com .

O seminário fará abordagem sobre um dos exemplos mais clássicos na teoria de sistemas dinâmicos dado pelos bilhares. Introduzidos há mais de um século, eles são uma simplificação do modelo de Boltzmann em mecânica estatística. Como bilhares possuem singularidades, grande parte da teoria matemática não se aplica a eles. Nessa palestra, será apresentada uma abordagem utilizando a dinâmica simbólica que permite entender melhor tais bilhares. Os resultados principais, aparentemente esperados desde a década de 70, só foram obtidos recentemente em trabalhos em colaboração com Carlos Matheus e com Ermerson Araujo e Mauricio Poletti.

Mais informações no site do Depto. de Matemática