Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Departamento de Matemática Realiza, por Videoconferência, Seminários sobre "Campos Polinomiais Legendrianos" | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 09/09/2020 10h15, última modificação: 09/09/2020 10h15

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Matemática, realiza por videoconferência seminários de matemática.

A palestra com o tema "Campos Polinomiais Legendrianos" ministrada por Israel Vainsencher da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) será realizada no dia 10 de setembro de 2020, às 16h (horário de Brasília), através da plataforma Google Meet: https://meet.google.com/mun-hbrx-fpz.

O assunto abordado será sobre folheações, ou mais geralmente, distribuições, os quais fornecem um enfoque geométrico na teoria das equações diferenciais. Uma folheação holomorfa de dimensão um no espaço projetivo de dimensão 3 é, informalmente, um jeito de traçar uma reta por cada ponto, mediante uma receita polinomial: associa-se a cada ponto a reta que o liga à sua imagem, excluindo-se (inevitáveis) pontos fixos. A receita é dada pela escolha de 4 polinômios homogêneos do mesmo grau.  Analogamente, uma distribuição de codimensão um estipula um hiperplano por cada ponto. A família das distribuições de contato é parametrizada por matrizes anti-simétricas 4x4 de posto máximo.  Uma folheação é dita legendriana quando tangente a alguma distribuição de contato.  Nosso objetivo é descrever o cálculo da dimensão e do grau da subvariedade de folheações legendrianas.

Mais informações no site do evento