Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCEN Lança Projeto "Mares sem Plástico", Coordenado pela Professora de Química Cláudia de Oliveira Cunha, para Conscientização do Uso do Plástico | UFPB

por Ana Magyar publicado: 04/12/2019 08h14, última modificação: 04/12/2019 11h03

img_claudiacunha.png

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lança projeto intitulado "Mares sem Plástico", coordenado pela Professora do Departamento de Química Cláudia de Oliveira Cunha, para conscientização do uso do plástico a fim de reduzir o acúmulo desse material nos oceanos. Professores e alunos vinculados ao departamentos de Química (CCEN), Tecnologia Sucroalcooleira (CTDR) e Engenharia Química e Ambiental (CT) integram o projeto.

O projeto atua nas redes públicas de ensino e empresas promovendo campanhas em restaurantes e lanchonetes da UFPB, com o intuito de levar a conscientização sobre o uso de descartáveis por meio de palestras educacionais com a utilização de material de apoio didático, recursos audiovisuais abordando a temática, oficinas para confecção de brinquedos com garrafas PET e montagem de um espaço permanente para a observação da degradação do plástico comum e o do bioplástico.

Com ações que vão desde protetivas e preventivas à sustentabilidade ambiental, já participou de vários eventos como a "Semana Lixo Zero" em João Pessoa; "Instituto Lixo Zero Brasil"; "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia" no Rio Tinto e Mamanguape na Paraíba e o "VI Encontro de Química" no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

As muitas atuações como a oferta do minicurso “Reaproveitamento do Bagaço de Cana-de-Açúcar para Remoção de Corantes Têxteis em Solução Aquosa” e a "Produção de Bioplásticos Empregando o Bagaço de Cana-de-Açúcar", prevista para 2020, são ações do projeto que podem ser acompanhadas em sua página no Instagram.

Cláudia de Oliveira Cunha, coordenadora do projeto, é doutora em Engenharia Química. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: fotodegradação, adsorventes, toxicidade e diagnóstico ambiental.