Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Bacharelado em Física Recebe Nota 4 em Avaliação 2023 do MEC | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 19/06/2023 08h56, última modificação: 19/06/2023 21h52

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Física, divulga a nota do curso de Bacharelado em Física que obteve pela segunda vez o conceito 4, em uma escala em que a nota máxima é 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

A análise para renovação de reconhecimento do curso foi realizada de forma remota por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A comissão avaliadora apontou as melhorias na infraestrutura, avanços na produção acadêmica do corpo docente, melhorias nos laboratórios e o fortalecimento da monitoria e do Programa de Educação Tutorial (PET).

As benfeitorias em destaques foram dos Laboratórios de Física Experimental I e II e do Laboratório de Física Moderna, que dão suporte aos alunos do curso e também de outros estudantes vinculados a outros centros e departamentos que cursam componentes curriculares relacionados a área do conhecimento. Também foram melhoradas as adequações de acessibilidade na Biblioteca Setorial do CCEN e o desenvolvimento do acesso digital às bibliografias mais contemporâneas da área. Outras ações também foram relevantes como a ampliação da quantidade de turmas com número menor de estudantes - antes eram 50 alunos por turma, agora são no máximo 30 – e a realização da contratação de três professores/pesquisadores na área de Física Experimental.

O dado é o resultado do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é um índice calculado para todos os cursos de graduação ofertados no país e leva em consideração o desempenho dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a qualidade do corpo docente de cada curso, a percepção dos alunos sobre a graduação cursada e o Índice de Valor Agregado (IDD), outra variável calculada para mensurar a qualidade do ensino superior brasileiro. Com o Enade e o Índice Geral de Curso (IGC), o CPC compõe a tríade do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Fonte: Portal da UFPB