Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Colóquio de Física Discute “Fenômenos Quânticos Macroscópicos e Tópicos Relacionados: Um Breve Histórico e o Nobel em Física de 2025” Ministrado pelo Prof. Dr. Amir Ordacgi Caldeira da UNICAMP | CCEN UFPB
conteúdo

Notícias

Colóquio de Física Discute “Fenômenos Quânticos Macroscópicos e Tópicos Relacionados: Um Breve Histórico e o Nobel em Física de 2025” Ministrado pelo Prof. Dr. Amir Ordacgi Caldeira da UNICAMP | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 27/11/2025 07h46, última modificação: 27/11/2025 08h03

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), realiza o Colóquio de Física com o tema "Fenômenos Quânticos Macroscópicos e Tópicos Relacionados: Um Breve Histórico e o Nobel em Física de 2025”. A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Amir Ordacgi Caldeira, do Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP, no dia 27 de novembro de 2025, às 15h, no auditório 211 do CCSA.

Na palestra, será apresentado um resumo cronológico do desenvolvimento das ideias básicas do que chamamos de fenômenos quânticos macroscópicos, mostrando onde encontrá-los e por que estudá-los. O problema será abordado apresentando dispositivos supercondutores mesoscópicos – os SQUIDs e as CBJJs – que funcionam como “átomos gigantes” e onde efeitos como a quantização da energia e o tunelamento quântico estão presentes. Também serão discutidas as implicações da ocorrência de fenômenos quânticos nesses sistemas e as inevitáveis influências às quais estão sujeitos, como a presença de efeitos dissipativos. Em seguida, serão apresentados os resultados experimentais que constataram inequivocamente a existência dos fenômenos quânticos macroscópicos em dispositivos supercondutores; as medidas pioneiras de Clarke, Devoret e Martinis que lhes renderam o Prêmio Nobel de Física de 2025. Para finalizar, serão mencionadas outros exemplos desses fenômenos em matéria condensada, suas potenciais aplicações e até mesmo seu possível impacto na fundamentação da mecânica quântica.

Amir Ordacgi Caldeira, doutor pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, é professor da Unicamp e formador de gerações. É referência internacional na física da matéria condensada e um dos nomes mais citados e respeitados em sua área. Membro da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, pode-se afirmar que poucos físicos teóricos brasileiros possuem um resultado tão universalmente utilizado e impactante. É um dos físicos teóricos mais influentes do Brasil, reconhecido mundialmente por desenvolver, ao lado de Anthony Leggett (Prêmio Nobel de 2003), o modelo Caldeira–Leggett — um dos pilares da física quântica de sistemas abertos. Esse modelo transformou nossa compreensão sobre decoerência, dissipação e a transição entre o mundo quântico e clássico, servindo como base teórica para os desenvolvimentos que culminaram no Prêmio Nobel de 2025.

Para mais informações, consulte o site do PPGF.

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251