Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ciclo de Colóquios da Física 2023 sobre o Tema "Estruturas Localizadas Deformadas" Ministrado por Dionísio Bazeia Filho | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 19/05/2023 07h00, última modificação: 25/05/2023 07h26

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física (PPGF), divulga a realização do ciclo de colóquios da Física sobre o tema da vez "Estruturas Localizadas Deformadas", ministrado pelo Professor Dr. DIONÍSIO BAZEIA FILHO, no dia 19/05/2023, às 16h, na sala 201 do PPGF.

Dionísio Baseia Filho é graduado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Desenvolve pesquisas com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente no estudo de estruturas localizadas, com aplicações em Biodiversidade, Energia Escura, Informação Quântica, Magnetismo e Mundos-Brana. Atualmente é professor titular da UFPB desde 2005 e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O assunto aborda algumas ideias básicas relacionadas ao estudo de estruturas localizadas tais como kinks, vórtices e monopolos magnéticos, investigando a possibilidade de deformar modelos conhecidos e trazer novas soluções na forma de estruturas localizadas deformadas.

Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251